doenças respiratoria

Páginas: 2 (271 palavras) Publicado: 4 de janeiro de 2015
Infecções respiratórias agudas afetam as vias aéreas e classificam-se de acordo com a localização. O que é de acordo com a sua topografia e localização, as infecções respiratórias agudasdistinguem-se em dois grandes grupos:
IRA altas - afetam o trato respiratório superior (coriza ou constipação comum, amigdalofaringite, adenoidites, otites).
IRA baixas - afetam o trato respiratórioinferior (bronquiolite, pneumonia).
As infecções respiratórias agudas afetam sobretudo as crianças, sendo que a maioria ocorre nos três primeiros anos de vida. Cerca de 50% das doenças queafetam as crianças com menos de cinco anos de idade são infecções respiratórias agudas. Quais as causas As infecções na criança resultam da combinação de vários fatores:
Tipo de agentes infecciososenvolvidos (a maioria são vírus; as bactérias provocam infecções mais graves), idade, estado imunitário e fatores ambientais.
A maior parte dos agentes infecciosos implicados nas infecçõesrespiratórias agudas nas crianças são vírus e afetam, geralmente, o aparelho respiratório superior. Quais os sintomas As infecções respiratórias agudas altas caracterizam-se por sintomas nasais comorinorreia (pingo), obstrução nasal (nariz entupido) e, algumas vezes, sintomas amigdalinos/faríngeos (dor de garganta), acompanhados por mal-estar geral e febre.
De acordo com as característicasparticulares de cada infecção, podem surgir ainda queixas que interessam aos órgãos envolvidos (por exemplo, linfadenopatias cervicais - aumento do volume dos gânglios linfáticos do pescoço;otalgia - dor de ouvidos; hipoacusia - diminuição da audição; vertigens, etc.).As infecções respiratórias agudas baixas caracterizam-se por dificuldade respiratória, pieira, febre alta, cansaçomarcado e falta de apetite.
As infecções respiratórias agudas, se não tratadas, podem-se complicar sob a forma de: pneumonia grave, pneumotórax, meningite, encefalite, mastoidite, surdez, etc....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças Respiratórias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!