Doenças Respiratórias

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 28 de março de 2015
BRONQUITE
Bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos.
A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferençaconsiste na duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) na bronquite aguda, enquanto, na crônica, não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais durante pelo menos dois anos consecutivos.

SINAIS E SINTOMAS DE BRONQUITE
Tosse, expectoração, falta de ar, sibilância, cianose, inchaço nas extremidades do corpo graças à piora do trabalho cardíaco,febre quando a bronquite crônica estiver associada à uma infecção respiratória, cansaço, falta de apetite e catarro mucoide (na maioria das vezes muco claro ou branco, purulento se tiver alguma infecção).

DIAGNÓSTICO
Examinando o doente, o médico pode notar roncos e outras alterações na auscultação do tórax com o estetoscópio. A história clínica irá definir se o caso é agudo ou crônico. O médicopoderá também solicitar exames complementares, tais como:
Radiografia do tórax para concluir se a doença se agravou para pneumonia.
Exame do escarro para a identificação do germe envolvido.
Análise do sangue poderão identificar que sinalizem infecção viral ou bacteriana.
Espirometria, que mede a capacidade e função pulmonar.


TRATAMENTO
A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura nomáximo dez, quinze dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus. Boa hidratação, uso de vaporizadores, de analgésicos, de descongestionantes e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises.
A medida mais importante no tratamento da bronquite crônica é parar de fumar. Também é importante não permanecerem ambientes em que haja pessoas fumando. Medicamentos bronco dilatadores, antibióticos, muco líticos e anti-inflamatórios só devem ser utilizados sob orientação médica depois de uma avaliação criteriosa.
Portadores da bronquite crônica devem ser vacinados contra a gripe e contra a pneumonia.







RINITE
Rinite é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosanasal. É uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite.

TIPOS
A rinite pode ser não-alérgica oualérgica. A não-alérgica é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais. Já a rinite alérgica, que é a forma mais comum de rinite, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais, mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarrose remédios.

SINTOMAS
Escorrimento de secreção do nariz, entupimento nasal, alergia e ardor nos olhos, espirros constantes. Também pode ocorrer tosse, dor de cabeça e falta de ar.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da rinite é feito pelo médico através da anamnese e do exame clínico, com auxílio de exames complementares, como os testes cutâneo-alérgicos, dosagem de IgE específica, rinomanometria,rinometria acústica, citologia de secreção nasal e prova de provocação nasal.

TRATAMENTO
Consiste em afastar as causas como os alérgenos ambientais, no caso da rinite alérgica, na terapia farmacológica (corticosteroides, anti-histamínicos e descongestionantes) e na dessensibilização.













SINUSITE
Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças respiratórias
  • doenças respiratoria
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!