Doenças respiratórias

Páginas: 23 (5538 palavras) Publicado: 1 de março de 2013
DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AGUDAS




















DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AGUDA

Introdução
Os vírus são importantes agentes de infecções de vias respiratórias em seres humanos, pois se difundem facilmente em comunidades escolares, casas de repouso, asilos geriátricos e quartéis, havendo pouco tratamento efetivo contra eles. Como vírus não são as únicas causas destasinfecções, o diagnóstico diferencial com outras causas microbianas nem sempre é fácil. Tais vírus difundem-se por gotículas, em aerossóis produzidos durante espirros, tosse e ao falar, e por vômites, através de auto-inoculação após contato com superfícies (toalhas, corrimão, maçanetas etc.) previamente contaminadas com secreções. Estes vírus contaminam mais de 260 e são facilmente espalhados nos maisdiversos ambientes: supermercados, lojas, teatros, cinemas, aviões, escolas, ambientes de trabalho.
Vírus respiratórios causam cerca de três doenças por pessoa, por ano, e milhões de dias de absenteísmo por ano, levando à enorme custo econômico. Muitos vírus causam epidemias disseminadas ou surtos mais restritos, podendo causar apenas doenças leves e facilmente superáveis em indivíduos jovenspreviamente saudáveis, mas ao atingir populações imunodeficientes ou com doenças previas (cardíacas, pulmonares, hepáticas), acabam por produzir quadros graves, chegando mesmo a levar à morte. Em crianças pequenas e idosas ou em pacientes com defesas respiratórias deprimidas, infecções bacterianas superajuntadas aumentam as taxas de mortalidade e morbidade.

QUADRO CLÍNICO

Os sinais iniciais em geralsão comuns em diversas doenças que afetam o trato aereodigestivo superior. Há diversos tipos de rinovírus e adenovírus, o que faz com que os indivíduos fiquem suscetíveis durante toda vida.
Os principais sintomas são cefaléia, congestão nasal, rinorréia hialina, espirros freqüentes e garganta irritada. Ao exame clinico freqüentemente não há sinais importantes, exceto mucosa da faringe e mucosanasal com características inflamadas e secreção nasal hialina, na grande maioria das vezes sem febre. A presença de febre e secreção de nasofaringe purulenta sugere infecção bacteriana superajuntada.


TRATAMENTO

Na grande maioria das vezes, a evolução é autolimitada, não havendo necessidade de qualquer tipo de tratamento, a não serem medicamentos sintomáticos, como descongestionantes tópicose orais. Em geral, o processo cede totalmente em cinco a sete dias.

COMPLICAÇÕES
Entre as eventuais complicações, o resfriado comum pode facilitar o desenvolvimento de sinusite aguda, otite média aguda e faringolaringotraqueobronquite catarral aguda, na qual, além de participação inicial do vírus, ocorre a associação com infecções bacterianas. Nas vias aéreas superiores, a infecçãobacteriana secundária é sugerida pela transformação da rinorréia hialina em secreção nasal amarelada ou esverdeada. Os germes mais freqüentemente responsáveis por estas complicações são: Streptococcus pneumoniae, outros estreptococos, haemophilus influenzae, staphylococcus aureus e Moraxella catarrhalis.
Diante deste quadro há necessidade de tratamento com antibiótico.

PNEUMONIAS NA INFÂNCIAPNEUMONIAS BACTERIANAS
As pneumonias agudas na infância podem ser de diversas etiologias principalmente bacterianas e virais. São freqüentes na pratica pediátrica e muitas vezes gravem. Por outro lado se diagnosticam precocemente, em geral apresentam boa resposta ao tratamento. Ocorrem em todas as idades, mas a prevalência é acentuada nos dois primeiros anos de vida. Este capitulo trata basicamente daconduta hospitalar em pneumonias.

ETIOLOGIA
A freqüência relativa dos tipos etiológicos de pneumonias bacterianas varia de uma área geográfica para outra, modifica-se com o correr do tempo e dependem ainda de outros fatores, como a idade, o estado imunitário do organismo e o fato de a contaminação processar-se dentro ou fora do ambiente hospitalar. Os agentes mais comuns de pneumonias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças respiratoria
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratorias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças Respiratórias
  • Doenças respiratórias
  • Doenças respiratorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!