doenças relacionadas a nutrição

Páginas: 12 (2920 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
Alergia à proteína do leite de vaca (APLV) 
Intolerância à lactose
Doença de Crohn
Síndrome de má absorção
Gastrite
Úlcera gástrica
Fibrose cística
Diverculite
Colecistolitíase




Alergia à proteína do leite de vaca (APLV)

A alergia ao leite de vaca (APLV) é uma reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca ou em seus derivados. Isso ocorre, porque assim que osbebês nascem, seu intestino ainda está imaturo e a ingestão dessas proteínas pode iniciar um processo de inflamação no aparelho digestivo.
Diagnóstico
O diagnóstico da alergia ao leite de vaca é feito por meio da observação dos sintomas. Alguns exames podem ajudar, porém a única maneira de saber se a criança tem ou não alergia ao leite de vaca é fazer uma dieta de exclusão do leite de vaca e seusderivados por um período mínimo de 4 semanas. Os sintomas mais comuns são: diarreia , prisão de ventre, irritabilidade, refluxo, vômitos, vermelhidão na pele, perda de peso, chiado, entre outros.
Tratamento
A dieta de exclusão (também conhecida como dieta de eliminação) trata-se de uma dieta onde o alimento associado à alergia é completamente eliminado da dieta. Por exemplo, se a suspeita é deAPLV, o leite de vaca e todos alimentos que podem conter proteínas do leite de vaca (por exemplo bolachas, pães, manteiga, bolos, panqueca, queijos, iogurtes, etc.) são retirados da dieta. O único tratamento da alergia ao leite é a dieta de exclusão do leite, derivados e todos os alimentos preparados com esses ingredientes da dieta. 


Intolerância à lactose

Intolerância à lactose é aincapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples para a sua melhor absorção. Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos: deficiência congênita da enzima, diminuição enzimática secundária a doenças intestinais e adeficiência primária ou ontogenética
Diagnóstico
O diagnóstico deste distúrbio normalmente é feito com base no histórico alimentar do indivíduo. Podem ainda ser realizados desde testes que avaliam o nível de hidrogênio no hálito ou o nível sérico de glicose após a ingestão de doses padrão de lactose ou uma biópsia do intestino delgado. Deve-se esclarecer ao paciente com intolerância à lactose que ele não éalérgico ao leite e derivados; a alergia ao leite relaciona-se às proteínas encontradas no leite ao invés da lactose
Tratamento
O tratamento da intolerância à lactose requer a redução do consumo de alimentos que contenham o açúcar, para alívio dos sintomas. Estudos mostraram que o consumo de iogurtes e outros produtos fermentados (como leites fermentados) são bem tolerados, assim como algunsqueijos (os que, em seu processo de fabricação, são envelhecidos, como o cheddar, o suíço e o gorgonzola).

Doença de Crohn
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. O Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A Doença de Crohn é crônica eprovavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. 
Diagnóstico
O exame clínico e o levantamento da história do paciente, assim como alguns exames de sangue, são instrumentos importantes para o diagnóstico da doença de Crohn. No entanto, como a enfermidade pode comprometer todo o aparelho digestivo e desenvolver sintomas semelhantes aos deoutras moléstias gastrintestinais, é necessário localizar as áreas afetadas, por meio de exames de imagem, como endoscopia digestiva, colonoscopia, raios X do trânsito intestinal (enema opaco), tomografia e ressonância magnética, a fim de estabelecer o diagnóstico diferencial.
Tratamento
Não existem recomendações dietéticas universais. Se um determinado alimento lhe causa problemas intestinais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças relacionadas a má nutrição
  • Doenças relacionadas
  • Características psicológicas das principais doenças relacionadas à nutrição e ao aparelho digestório
  • Nutrição relacionada a gastronomia
  • doencas relacionadas a mineracao
  • Prevenção de doenças relacionadas as trabalho
  • Doenças relacionadas a perda dos sentidos
  • Doenças relacionadas ao Lisossomo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!