Doenças relacionadas a água

Páginas: 8 (1774 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Doenças relacionadas a água
1. Cólera
Transmissão: É transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento. Mãos que tiveram contato com a bactéria ou mesmo moscas e baratas podem provocar a infecção por este patógeno. Esses últimos podem funcionar como vetoresmecânicos, transportando o vibrião para a água e para os alimentos.
Sintomas: Na maioria dos casos, manifesta-se de forma assintomática e este é um dos principais motivos que facilitam sua propagação, já que este portador é capaz de transmitir a doença sem ao menos ter conhecimento deste fato. Apenas 10% das pessoas afetadas desenvolvem o quadro sintomático. Os pacientes liberam os vibriões em suas fezespor cerca de vinte dias.
Prevenção: A cólera afeta, principalmente, locais onde o saneamento básico é precário. A bactéria sobrevive por até cinco dias em temperatura ambiente e é resistente ao congelamento. No ambiente marinho, vive bem em temperaturas entre 10 e 30°C. Entretanto, não resiste a temperaturas acima de 80°C e tampouco à exposição ao cloro.
Assim, a fervura ou cloração de água ealimentos antes de sua ingestão e evitar o uso de gelo em bebidas, salvo quando este tiver sido feito com água tratada, são algumas das principais medidas para impedir a manifestação da doença.

Algumas formas de Vibrio cholerae: bactéria responsável pela cólera
2. Leptospirose
Transmissão: A transmissão se dá através do contato direto com animais infectados ou com água contaminada por suaurina, manifestando período de incubação que varia de 10 a 20 dias.
Sintomas: Febre, calafrio, dor de cabeça, mal-estar, vômito, dor muscular, dilatação do fígado, hemorragias digestivas, lesões na pele, problemas respiratórios e conjuntivite que duram de alguns dias a três semanas. Podem ser confundidos com sintomas de gripe ou de dengue. Existem casos de doentes assintomáticos ou que desenvolvemuma forma grave com constante hemorragia e falência renal, podendo levar à morte.
Prevenção: Identificação de focos de água contaminada, geralmente coincidentes com períodos chuvosos intensos, com ocorrência de enchentes; educação sanitária da população; combate aos roedores, por exemplo, tratamento do lixo, evitando locais onde proliferam ratos; e vacinação dos animais domésticos.

A falta deinfraestrutura básica proporciona a proliferação de doenças

3. Esquistossomose
Transmissão: Pessoas contaminadas permitem com que outros indivíduos adquiram a doença ao liberar ovos do parasita em suas fezes e urina, quando estas são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água doce; ou quando chegam até estes locais pelas enxurradas.
Na água, a larvas - denominadas miracídios - sãoliberadas e só continuam seus ciclos de vida se alojarem-se em caramujos do gênero Biomphalaria. Estes possuem como característica principal concha achatada nas laterais e de cor marrom acinzentada.
As larvas, agora denominadas cercárias, se desenvolvem e são liberadas na água. Em contato com a pele e mucosa humanas, penetram no organismo e podem causar inflamação, coceira e vermelhidão nessasregiões. Lá, desenvolvem-se, reproduzem-se e eliminam ovos a partir de veias do fígado e intestino, obstruindo-as.
Sintomas: Os sintomas, quando aparecem, surgem aproximadamente cinco semanas após o contato com as larvas.
Na fase aguda (a mais comum), a doença se manifesta por meio de vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. O indivíduo pode, também, ter diarreias,alternadas ou não por constipações intestinais.
Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome (barriga-d’água) são outras manifestações possíveis.
Prevenção: A prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algumas doenças relacionadas com a água
  • Água: doenças relacionadas
  • doencas relacionada a agua
  • Doenças relacionadas
  • Doenças relacionadas ao uso da água em comunidades ribeirinhas da ilha do capim, abaetetuba-pa.
  • doencas relacionadas a mineracao
  • Prevenção de doenças relacionadas as trabalho
  • Doenças relacionadas a perda dos sentidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!