Doenças que causam corrimento

Páginas: 10 (2461 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
INTRODUÇÃO
DST’s doenças sexualmente transmissíveis ou IST’s que é o termo correto a ser aplicado nos dias de hoje, significando, infecções sexualmente transmissíveis. Infecção porque primeiro vai haver contato com o agente patógeno, o vírus, bactéria, fungo e ai a doença em si se manifestará. O próprio nome já conceitua o modo de transmissão da infecção, através do contato sexual, seja elevaginal, peniano, anal, vulvar, oral; e tanto homens como mulheres estão sujeitos a contrair alguma dessas doenças adquiridas pelo contato sexual, sem o uso do preservativo. A maioria dessas patologias são tratáveis e curáveis, quando diagnosticadas precocemente, mas algumas delas podem até levar o paciente, nesse caso a mulher, à esterelidade com o exemplo da clamídia.
O nosso foco serão as IST’sque causam corrimento, seja na mulher o que é mais comum, seja no homem; quais são, seus sinais e sintomas, tratamento e prevenção. São elas: Candidíase, Triconomas ou Vaginite, Gonorréia, Cancro-Mole, Clamídia e Gardenerella.
Falaremos sob o olhar da enfermagem e os cuidados prestados por nós ao paciente portador da doença, apoio psicológico, acompanhamento, orientação. E objetivamos também queo leitor desse trabalho consiga perceber e discorrer sobre o tema escrito de forma simples e direta, ao final da leitura.

1 LEUCORRÉIA
A leucorreia (ou corrimento vaginal) é também chamado de vaginite ou vulvovaginite. São as alterações caracterizadas por um fluxo vaginal anormal, geralmente com volume aumentado, podendo ter ou não cheiro desagradável, irritação, coceira ou ardência na vaginaou na vulva e vontade de urinar freqüentemente. É um dos problemas ginecológicos mais comuns e uma das causas mais freqüentes de consulta ao ginecologista.
É normal haver corrimento vaginal durante os anos reprodutivos. Ela é proveniente da secreção das glândulas cervicais e das glândulas de Bartholin, da descamação das células vaginais e das bactérias presentes na flora vaginal. Nesta fase, avagina normalmente é resistente às infecções, pois seu epitélio é muito resistente e o seu meio é muito ácido, inibindo o crescimento excessivo dos patógenos.
O muco cervical e o fluxo menstrual são alcalinos, assim como a excitação, a relação sexual e o stress, o que causa um aumento do pH vaginal, podendo predispor à vaginite. Na infância são comuns as vulvovaginites inespecíficas causadas poruma higiene inadequada e pela maneira incorreta de realizar a higiene após evacuar. Após a menopausa, há decréscimo na produção de estrógenos, ocorrendo uma modificação no epitélio vaginal, que novamente se torna suscetível às agressões externas. Alguns produtos químicos encontrados em sabões, sabonetes, absorventes e substâncias perfumadas podem causar irritação e desconforto.
De forma bemsimples, leucorréia é o nome que se dá ao corrimento vaginal, ou peniano, que pode ser agudo ou crônico que é a doença no início ou já instalada a algum tempo. O ginecologista é o médico indicado para avaliar a leucorréia, ele poderá fazer o diagnóstico ao observar o órgão genital, a calcinha, ao avaliar o pH da vagina e se necessário poderá solicitar o um exame laboratorial como o citológico, opapanicolau, a colposcopia para maiores esclarecimentos.

2 CANDIDÍASE
Micose que atinge superfície cutânea e/ou membranas mucosas. É um fungo que habita a cavidade oral, trato gastrointestinal, vulva, vagina, crescendo e desenvolvendo a patologia quando o pH vaginal fica abaixo de 4,5.
Seu agente etiológico, ou seja, se causador, é a Cândida albicans, que també m é conhecida como monilíase.
Oseu reservatório, que é o local onde o fungo se abriga sem agredir a saúde do homem em condições normais é a flora vaginal e o trato gastrointestinal do homem.
A sua transmissão dá-se principalmente pelo contato sexual, tanto oral, vaginal, anal, mas pode-se adquirir de outras formas também, como por exemplo usando o batom de uma amiga, compartilhando roupas íntimas, toalha, sabonete, etc...; a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bacterias e doenças que causam
  • corrimentos vaginais
  • o que as drogas causam
  • Corrimento anormais na mulher
  • Fatores que causam a poluição do ar
  • Grupos que causam tensão na sociedade
  • Bactérias que causam infecções hospitalares
  • ESTEROIDES E GH CAUSAM CÂNCER?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!