Doenças psicossomáticas

Páginas: 14 (3479 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
INTRODUÇÃO
Inicialmente, cabe falarmos um pouco, sobre o que é a doença e abordagem psicossomática. A doença, qualquer que seja ela, vai estar “presa” ao corpo. Este mesmo corpo que ao nascer, foi tratado (espera-se), com todo carinho e atenção. Pensemos um pouco, que este alguém que se dedicou a nós quando nascemos e também durante o nosso crescimento, nos deu carinho, afeição e amor (namaioria das vezes, nossa mãe) deixou em nós marcas profundas e que na certa, todos carregamos por toda a vida. Quando tais sentimentos, não foram proporcionados pela mãe, certamente o foram por outra pessoa.

A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processosorgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. O termo também pode ser compreendido, tal como descreve Mello Filho, como "uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática, a prática de uma medicina integral".
A palavra psicossomática, na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano deforma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a medicina quanto a psicologia estão percebendo que não existe separação ideal entre mente, corpo, alma e espírito que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais. Então, psicossomática é uma palavra substantiva que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja elefísico, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.

As emoções e sentimentos mais fortes são percebidos pelo hipotálamo, estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. As doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração.Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doenças orgânicas é ocasionada por problemas emocionais. 

Na verdade, o corpo é a tela onde se projetam as emoções. E todas as emoções negativas são projetadas em forma de doenças. Essas somatizações acontecem a curto ou a longo prazo e os sentimentos de infelicidade, desgosto, raiva, mágoa,ressentimentos, etc. ., dão origem às doenças mais graves quando arrastados por muito tempo. Devemos solucionar as questões duvidosas e problemáticas de nosso coração o mais rápido possível, para impedirmos o inconsciente de se comunicar através da linguagem do corpo, alertando- nos sobre nossa conduta. O inconsciente relaciona universalmente a função do órgão a uma emoção equivalente.DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS

Quando usamos o termo “doença psicossomática” dizemos que a causa é psicológica, mas a pessoa apresenta alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa está tendo danos físicos - chamamos de doença psicossomática. É uma doença física, verdadeira  , mas com causa psicológica, ou seja, a doença apareceu no corpo, como umaalergia por exemplo. Neste caso a pessoa deve tratar tanto com o psicólogo como com o médico. Com o médico ela trata o corpo, e com o psicólogo trata a mente - a cabeça, as emoções.
Freud já dizia “nada é meramente psíquico ou meramente somático..." Podemos pensar que o corpo expressa, põe para fora as emoções que por vezes escondemos de nós mesmos. Nosso corpo fala através de gestos, mímicas,contraturas, calor, tremor, dores de barriga, sustos, travamentos dos dentes, enfim tantas e tantas demonstrações físicas.
As doenças psicossomáticas são provocadas por distúrbios emocionais, como estresse, depressão, etc., e descontroles dos processos mentais. Essas doenças se diferem das doenças orgânicas. 
O termo “doença psicossomática” é bastante utilizado quando uma doença física ou não,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças psicossomaticas
  • Doenças psicossomaticas
  • Doenças psicossomaticas
  • Doenças psicossomáticas
  • Doenças psicossomáticas
  • Doenças psicossomaticas
  • Doenças Psicossomaticas
  • Doenças psicossomáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!