Doenças parasitárias

Páginas: 17 (4057 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Teníase
Agente etiológico:
A teníase, também conhecida como solitária, é uma infecção intestinal causada pela fase adulta da Taenia solium e da Taenia saginata. São seres monoicos e hermafroditas, logo, não necessitam de parceiro para cópula, já que possuem estruturas fisiológicas para a autofecundação.
Formas de contágio:
A infecção pela larva da T. solium ou T. saginata se dá pela ingestãode carne bovina ou suína, respectivamente, contaminada preparada de forma inadequada e sem os devidos cuidados de preparo, como congelamento e cozinhamento.
Medidas profiláticas:
Uma das formas de controle desta doença é através do trabalho educativo da população, promovendo melhoria na higiene e também, em relação à saúde animal dos bovinos e suínos, controlando sua alimentação e realizandoadequadamente a inspeção das carcaças dos animais abatidos para consumo humano.
Quadro clínico:
Muitas vezes, a teníase pode ser assintomática. Porém, podem ocorrer transtornos dispépticos, como: alteração do apetite, enjoo, diarreia frequente, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
Ciclo vital do agente etiológico:
A vida da tênia inicia-se num ovo constituído pelo embrião(oncosfera) e por uma camada protetora (embriosfera), que permite que o embrião continue vivo no meio ambiente durante dois ou três meses; depositado em vegetação, solo ou água contaminada por fezes humanas. Quando é ingerida pelo hospedeiro intermediário (geralmente suínos e bovinos) e chega ao seu intestino, a oncosfera liberta-se de sua proteção e penetra na parede do intestino, viajando, assim, pelacorrente sanguínea até os tecidos, geralmente o tecido muscular. Passado isso, altera-se a uma forma lavar designado cisticerco, que forma um cisto dentro do tecido conjuntivo do músculo. O cisticerco permite à tênia ficar imune às defesas do hospedeiro num estado dormente, que pode durar até alguns anos. Como os humanos fazem uso da carne bovina e suína para alimentação, o hospedeiro definitivo,muitas vezes, são as próprias pessoas.

No vestibular:
(FUVEST-SP): Os platelmintos parasitas Schistosoma mansoni (esquistossomo) e Taenia solium (tênia) apresentam:
a) A espécie humana como hospedeiro intermediário.
b) Um invertebrado como hospedeiro intermediário.
c) Dois tipos de hospedeiro, um intermediário e um definitivo.
d) Dois tipos de hospedeiro, ambos vertebrados.
e) Um únicotipo de hospedeiro, que pode ser vertebrado ou invertebrado.


Meningite:
Agente etiológico:
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus, portanto são diversos os tipos de meningites. Nem todas são contagiosas ou transmissíveis.
Formas de contágio:
A meningite pode ser transmitida pelo doente oupelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
Medidas profiláticas:
Existem diferentes maneiras de prevenir a meningite. Algumas vacinas existentes contra a meningite no mercado apenas protegem contra um único tipo de bactéria.
Quadro clínico:
Entre os sintomas mais comuns da meningite, estão febre, dor de cabeça forte, vômitos, rigidezno pescoço, manchas na pele, estado de desânimo e moleza.
Ciclo vital do agente etiológico:
As meninges são constituídas por três membranas que, juntamente com o líquido cefalorraquidiano, envolvem e protegem o cérebro e a medula espinhal (o sistema nervoso central). A pia-máter é uma membrana muito delicada e impermeável, firmemente aderida à superfície do cérebro, seguindo todos os contornosde menor importância. A aracnóide (assim chamada por causa da sua aparência de teia de aranha) é uma adaptação do saco frouxamente acima da pia-máter. O espaço subaracnóide separa a membrana aracnóide e pia-máter, e é preenchido com líquor. A membrana exterior, a dura-máter, é uma membrana resistente e espessa, que é anexada aos dois aracnóides da membrana e do crânio. Na meningite bacteriana, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças parasitarias
  • Doenças parasitárias
  • Doenças parasitarias
  • Doenças Parasitarias
  • Doenças Parasitárias
  • doenças parasitarias
  • Doenças Parasitárias
  • doencas parasitarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!