doenças parasitárias na infância

Páginas: 4 (882 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
Parasitose é uma das doenças de maior incidência em crianças. Os parasitas são vermes ou protozoários que se alojam no organismo, se alimentam de sangue ou do conteúdo intestinal e causam uma sériede prejuízos, às vezes irremediáveis.
 
Apesar de serem mais freqüentes e graves no meio rural, mesmo no meio urbano as parasitoses são também muito comuns e merecem constante atenção por parte dospais e pediatras. Cada tipo de parasitose tem a sua própria maneira de contaminação. A maioria delas pode ser evitada por medidas simples de higiene e limpeza. Algumas necessitam de cuidadosespecíficos. Os tipos de contaminação são:
CONTAMINAÇÃO FECAL-ORAL
É a maneira mais simples e mais comum de infestação. Os ovos dos vermes e os cistos dos protozoários são eliminados do organismo através dasfezes. Quando os ovos ou os cistos são ingeridos com a água ou a alimentação, os parasitas ativos encontram condições propícias para o seu desenvolvimento e a infestação do novo organismo hospedeiro.Para evitar-se este tipo de parasitose, são importantes:
1. O tratamento adequado das fezes.
2. O tratamento adequado da água.
3. O tratamento adequado dos alimentos.
4. Os hábitos de higiene.
5.A eliminação de vetores.
CONTAMINAÇÃO PELA PELE
enetração de larvas presentes no solo.
Alguns parasitas conseguem adentrar o organismo humano através da pele desprotegida. É o caso dos vermes quecausam o amarelão (ancilostomose) e os comuns bichinhos de areia (larva migrans cutânea), cujas larvas, presentes no solo ou na areia contaminada por fezes humanas ou de animais, penetram ativamentena pele descoberta. Para evitar a contaminação, é importante a eliminação das fezes humanas e o uso de calçados ao andar na terra e na areia. Tanques de areia construídos para o lazer infantil emparques, escolas ou condomínios, quando não estiverem em uso, devem ser cobertos com uma lona resistente para proteger a areia da contaminação fecal de animais como gatos e cães, que têm o hábito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças parasitarias
  • doenças parasitarias
  • Doenças parasitárias
  • Doenças parasitárias
  • Doenças parasitarias
  • Doenças Parasitarias
  • Doenças Parasitárias
  • doenças parasitarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!