Doenças ocupacionais e toxicologia do trabalho

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 30 de julho de 2012
INSTITUTO ALEXANDRE VON HUMBOLDT

ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
Disciplina: Doenças Ocupacionais e Toxicologia do Trabalho

COMPONENTE CURRICULAR

Após a leitura dos 3 artigos, elabore um resumo com as principais informações de cada um. Em seguida, responda as seguintes questões:

ARTIGO 1

1) Qual é o quadro clínico decorrente da metemoglobinemia?
Tontura ecefaléia, dispnéia leve a intensa, vômitos , sintomas gastrointestinais, náuseas, inconsciência e sinais de Hiponímia.

2) Qual dos pacientes relatados no artigo 1 foi o mais grave? Por quê?
O agricultor, que usava herbicida a base de aninida, teve contado direto com a região dorsal, devido vazamento na bomba de aspersão.

3) Que tipo de trabalhadores estão sujeitos a apresentar metemoglobinemia poradquirida por intoxicação?
Profissionais que atuam na área de usinas em manutenção de reatores químicos - trabalhadores rurais.

4) Liste os principais agentes tóxicos capazes de provocar metemoglobinemia.
* Nitrofenois
* Anilinas
* Cloro
* Anilina

5) Explique os procedimentos necessários para reverter o quadro clínico dos pacientes que apresentam metemoglobinemiaadquirida por intoxicação.
Uso de cloreto de metiltionina, dosagens de 1 a 2 mg por kilo, injetada endovenosa lenta , diminuindo a cianose pode-se aplicar mais doses baixas de 2 a 4 horas após a manutenção do quadro clinico de dispnéia e cianose

ARTIGO 2

1) Imagine que você faz parte da equipe do setor de Saúde e Segurança do Trabalho que auxiliará os meeiros de Sumaré a reduzirem aexposição e intoxicação por agrotóxicos. De que forma você promoveria isso, conhecendo e considerando as especificidades desse tipo de trabalhador? Descreva suas ações estratégias.
* A organização do trabalho: tipo e características das relações de trabalho, a divisão de tarefas, a jornada de trabalho e a organização temporal do trabalho.
* As estratégias de utilização dos agrotóxicos: procurarinformações sobre o que, quando, como, por que, onde, com que freqüência, intensidade e com que tipo de orientação ocorre essa utilização, em relação aos ciclos de produção;
* A percepção de risco do trabalhador e as estratégias que ele adota de proteção à saúde e ao meio ambiente.
* A adoção de estratégias que possam reduzir a exposição aos produtos em questão: conhecer a indicação,escolha, armazenamento, preparação e aplicação dos produtos, utilização de equipamento de proteção individual, os procedimentos de lavagem dos equipamentos de aplicação dos agrotóxicos e a destinação que se dá às embalagens.
* Orientar quanto ao uso correto e freqüente dos EPI´s
* Se o ambiente é fechado ou no campo
* Se já possui os sintomas - certificar a quantidade de META HB existenteno paciente. Aplicaria 1 a 2 mg por kilo no paciente, aguardando a reação. Informaria os riscos mais graves, solicitando para que se protejam mais, usando os equipamentos de segurança, explicando todos os sintomas da enfermidade.

ARTIGO 3

1) Explique em detalhes por que a exposição ao chumbo pode resultar na diminuição da síntese de hemoglobina, resultando num quadro de anemia.
Ochumbo inibe a capacidade do organismo de produzir Hb, afetando várias reações enzimáticas, críticas para a síntese do heme. As atividades de três enzimas - 5- aminolevulinato desidratase, coproporfirinogênio oxidase e ferroquelatase - são inibidas pelo chumbo. Isso enfraquece a síntese da heme e desencoraja a síntese da 5-aminolevulinato sintetase, enzima inicial e limitante da taxa da biossíntese daheme, e da coproporfirinogênio descarboxilase. Em conseqüência, há maior produção e excreção dos precursores 5- aminolevulinato sintetase e coproporfirina, com aumento na protoporfirina circulante, geralmente ligada ao zinco. Nas células vermelhas, a síntese diminuída de mono-oxigenases (citocromos P-450) compromete a oxidação de drogas e o chumbo se liga à Hb. A ferroquelatase, que catalisa a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças Relacionadas ao Trabalho
  • Trabalho Toxicologia Ocupacional
  • ACIDENTE DE TRABALHO E DOENÇA OCUPACIONAL
  • DOENÇAS OCUPACIONAL DO TRABALHO
  • Trabalho doenças ocupacionais
  • Doenças ocupacionais no trabalho
  • Segurança no trabalho e doença ocupacional
  • doença ocupacional na segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!