Doenças Ocupacionais e Acidente de Trabalho

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Doenças Ocupacionais e Acidente de Trabalho

Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Ou seja, são as doenças que estão diretamente ligadas à atividade desempenhada pelo trabalhador ou as condições de trabalho as quais ele está submetido. Elas se dividem em doençasprofissionais ou tecnopatias, que são causadas por fatores inerentes à atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que são causadas pelas circunstâncias do trabalho. As primeiras possuem nexo causal presumido, mas nas segundas a relação com o trabalho deve ser comprovada.
No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios.
Conformedispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
Exemplos comuns de doenças ocupacionais:Distúrbios Osteomusculares, doenças respiratórias, distúrbios neurológicos, câncer e doenças cardíacas, doenças relacionadas ao estresse.

Riscos

Dentro do local de trabalho, os trabalhadores podem estar sujeitos a alguns riscos, de acordo com as tarefas exercidas, o local, etc. Os riscos podem ser:
1. Risco Físico: ruídos, vibrações, temperaturas extremas, pressões anormais, umidade,radiação ionizante (raios-X, alfa, gama) e radiações não-ionizantes (radiação do sol);
2. Risco Químico: poeiras, fumos (fumo de solda), névoas (névoa de tinta), neblinas (aerossóis), gases, vapores, etc.;
3. Risco Biológico: microorganismos indesejáveis (bactérias, fungos, protozoários, bacilos, vírus, etc.);
4. Risco Ergonômico: Pode gerar distúrbios psicológicos e/ou fisiológicos, provocando sériosdanos a saúde do trabalhador. Por exemplo: local de trabalho inadequado, levantamento de peso excessivo, monotonia, repetitividade, posturas inadequadas, estresse, etc.;
5. Risco de Acidentes: todos aqueles que não se encaixam nas categorias anteriores, por exemplo, arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, animais peçonhentos, pisoescorregadio, probabilidade de incêndios, etc.

Doenças

As doenças mais comuns no ambiente de trabalho são:

• LER/DORT: São lesões ocorridas em ligamentos, músculos, tendões e em outros segmentos corporais relacionados com o uso repetitivo de movimentos, posturas inadequadas e outros fatores como a força excessiva. Atingem a capacidade motora dos membros.
LER: Lesão por Esforço RepetitivoDORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho
Alguns exemplos de LER/DORT:
- Síndrome do Túnel do Carpo: Inflamação do tecido que reveste os tendões;
- Tendinite: Inflamação dos tendões;
- Epicondinite: Inflamação das estruturas do cotovelo;
- Bursite: Inflamação das articulações dos ombros;
- Lombalgia: Dor localizada na região lombar da coluna;
- Hérnia de Disco: Se caracteriza pelasaída do disco intervertebral do centro da coluna, atingindo raízes nervosas.

• PAIR (Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho): diminuição gradual da audição decorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruídos. Além da perda auditiva, outras alterações importantes podem prejudicar a qualidade de vida do trabalhador.
Um exemplo de doenças do ouvido:
- Barotrauma do ouvido médio: É umconjunto de manifestações decorrentes de alterações súbitas da pressão do ar ambiental, produzindo uma redução absoluta ou relativa da pressão no ouvido médio, podendo causar sangramento de sua mucosa e da membrana timpânica e, possivelmente, sua ruptura.

• Doenças das Vias Aéreas: Provocam fibrose ou endurecimento do tecido pulmonar, em razão do acúmulo de poeira tóxica nos pulmões....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACIDENTE DE TRABALHO E DOENCA OCUPACIONAL
  • Acidentes do trabalho e doenças ocupacionais
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE ACIDENTE DE TRABALHO E DOENÇA OCUPACIONAL?
  • Diferença entre doença ocupacional, acidente de trabalho, e acidente de pecurso
  • Doenças ocupacionais e acidentes de trabalho que acometem a equipe de enfermagem
  • Acidentes e doenças ocupacional
  • Acidentes e Doenças Ocupacionais na indústria de calçados.
  • PERIGOS OCUPACIONAIS E ACIDENTES DE TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!