Doenças Nos Sistemas Do Corpo Humano

Páginas: 15 (3548 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2015
DOENÇAS NOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO
1. DOENÇAS NO SISTEMA DIGESTÓRIO
1.1. Apendicite aguda
Apendicite aguda é a inflamação do apêndice. O apêndice é uma estrutura vermiforme (em forma de verme) que sai da primeira porção do intestino grosso, de uma região denominada ceco. Tem comprimento variável, em torno de 10 centímetros, e localiza-se na parte inferior, do lado direito do abdome. Oapêndice apresenta um canal em seu interior que se comunica com o intestino grosso, onde existem fezes semilíquidas. A apendicite é causada, habitualmente, por um pequeno bloco de fezes endurecidas (fecalito), que obstrui o apêndice ou por inflamação do tecido linfático que ricamente está presente nesta estrutura. A apendicite aguda é a causa mais frequente de dor abdominal aguda sendo tratadacirurgicamente como emergência e uso de antibióticos apropriados.
1.1.1. Sintomatologia
A apendicite aguda, na sua forma típica, inicia com dor em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e eventualmente vômitos. Horas depois, a dor localiza-se na parte inferior do lado direito do abdome, acompanhada por febre moderada e perda de apetite. A apendicite pode restringir-se ao órgão inflamado ou podeprovocar sua ruptura. Quando isso acontece, as defesas do organismo costumam bloquear a infecção em torno do apêndice originando um abscesso. Quando o organismo não bloqueia a infecção, o conteúdo da mesma espalha-se pelo abdome provocando um quadro grave de peritonite aguda. Nesta última circunstância haverá dor difusa intensa, febre alta e quadro tóxico grave, exigindo intervenção cirúrgicaimediata e uso de antibióticos.
Apendicite aguda é uma doença que predomina na faixa etária de 15 aos 50 anos, mas pode ocorrer nos limites etários (crianças e idosos). Os sintomas descritos ocorrem numa situação típica, a mais habitual, mas é frequente que as manifestações da doença sejam bem diversas e que o diagnóstico possa se tornar difícil. Cabe sempre fazer diagnóstico diferencial, entreoutros problemas, com cálculo urinário, outras doenças do intestino, cistos ovarianos e infecção pélvica na mulher.



1.1.2. Tratamentos Possíveis
A apendicite aguda é tratada com cirurgia para remover o apêndice. A recuperação da operação demora algumas semanas. O médico geralmente receita medicação para dor e pede ao paciente limitar a atividade física. A maioria das pessoas se recupera deforma excelente e raramente precisa de alterações na dieta ou estilo de vida.
Se o diagnóstico for incerto, o paciente pode ser observado e algumas vezes tratado com antibióticos. Porém, em geral, apendicite não pode ser tratada somente com antibióticos e precisa de cirurgia.

1.1.3. Prevenção
Não há nenhum modo de se prevenir a Apendicite.


1.2. Pancreatites
Pancreatite é ainflamação do pâncreas.
O pâncreas é um órgão situado na parte superior do abdômen, aproximadamente atrás do estômago. É um órgão com várias funções, sendo parte responsável pela produção de insulina e parte responsável pela produção de substâncias necessárias para a digestão dos alimentos. A pancreatite pode ser aguda ou crônica.

1.2.1. Sintomatologia
Na pancreatite aguda o principal sintomaé dor abdominal. Geralmente é localizada próximo da "boca do estômago", podendo espalhar-se como uma faixa para os lados e para as costas. Náuseas e vômitos costumam ocorrer associados à dor. Em geral se inicia subitamente e torna-se progressivamente mais forte e contínua.
Na pancreatite crônica, além da dor, pode haver diarréia com eliminação de gordura nas fezes. Isso ocorre porque, apartir de certo ponto, o pâncreas torna-se insuficiente na produção de enzimas necessárias para a digestão e absorção da gordura contida nos alimentos. Por esse motivo, nota-se diarréia de intensidade variável, podendo até ser muito intensa, com cheiro rançoso e contendo gordura, que parece como "pingos de azeite boiando na água".
A dor na pancreatite crônica pode ser permanente, necessitando de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças dos sistemas do corpo humano
  • Doenças que afetam os sistemas do corpo humano e a qualidade de vida
  • sistemas do corpo humano
  • Sistemas do Corpo Humano
  • Sistemas Corpo humano
  • Sistemas
  • Sistemas Do Corpo Humano Concluir
  • Sistemas Do Corpo Humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!