Doenças no couro cabeludo

Páginas: 19 (4502 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2013
DOENÇAS DO CABELO E DO COURO CABELUDO - ANOMALIAS
ANOMALIAS DA HASTE E DO COURO CABELUDO


Nelson Antônio Pereira Locatelli.

O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano) há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta, cresce em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pêlos comuns pela suaelevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suas particularidades. Vejamos à seguir algumas anomalias da haste e do couro cabeludo.

ANOMALIAS DA HASTE 

Tricorrehexis Nodosa- Todo o comprimento da haste do cabelo (sobretudo na proximidade daspontas), encontramos a presença de verdadeiros nódulos, oriundos de uma alteração tanto longitudinal como transversal da secção curtical.

Dermatoses foliculares e hiperticoses - São alterações morfológicas e/ou estruturais dos pêlos, hereditárias ou não, congênitas ou adquiridas, e de solução terapêutica muitas vezes difícil.

[pic]Síndrome de Menkes- Doença do pêlo enroscado ou doença do pêlo duro.É distúrbio hereditário recessivo ligado ao cromossomo X, que resulta na absorção reduzida de cobre pelos intestinos. O sintoma está relacionado com níveis deficientes de cobre disponível, incluindo deterioração mental progressiva, cabelos frágeis, retorcidos ou enroscados, assim como alterações esqueléticas. A morte geralmente ocorre no decorrer dos primeiros anos de vida. 
[pic]
Moniletrix -Cabelos em conta de rosáreo. É afecção rara, hereditária, que surge na infância, caracterizada por dilatações e estreitamentos alternados nos cabelos e pêlos, que são curtos pelas fraturas que ocorrem. Os cabelos apresentam variação regular na espessura, adquirindo a aparência de nodosidades; afetam particularmente o dorso do couro cabeludo, embora o couro cabeludo inteiro e até mesmo os pêloscorporais possam ser afetados. Há uma alopecia parcial com ceratose pilar e tem sido encontrada na síndrome de Menkes e na argininossuccinilacidúria. Pode ser reconhecida pelo exame do pêlo com lupa e não há tratamento efetivo.
[pic]
Tricorexe Nodosa - Desgaste do cabelo. É uma resposta do cabelo a um traumatismo. Os pêlos apresentam nódulos por haver uma dissecção longitudinal das fibras, o queocasiona quebras. Vários fatores são incriminados para sua formação: sol, pente, escova, xampus, banhos de mar, etc. Há uma forma acompanhada de um transtorno metabólico como acidúria argininossuccínica, síndrome de Menkes e tricotiodistrofia.
[pic]
Tricorrexe Invaginata – Cabelos em bambu. Trata-se de genodermatose muito rara, na qual em uma determinada região da haste, esta se alarga e a partemais distal se invagina na parte mais distal do pêlo, cujo aspecto é o do nó de bambu. A tricorrexe invaginata é clássica na síndrome de Netherton, porém pode ocorrer isoladamente em lesões traumáticas nos cabelos normais ou em outras alterações congênitas da haste. Pode ser acompanhada de pili torti e tricorrexe nodosa.
[pic]
Triconodose- Afecção comum, caracterizada por torção dos cabelos queformam nós ou laços consequente a procedimentos cosméticos ou fricção. É mais observado em cabelos curtos e crespos, e normalmente acomete cabelos mais finos.

Tricoptilose- É quadro comum, caracterizado por cabelos frágeis e bifurcado. Resulta do desgaste da cutícula que expõe as fibras da córtex, como a ponte de uma corda desgastada. As fendas podem ser apenas na extremidade livre ou em toda aextensão da haste, resultando em fraturas. Pode ser relacionada com o uso de fixadores, água quente, produtos químicos e escovadura excessiva.
[pic]
Pili Torti - Pêlos Torcidos. É afecção congênita rara caracterizada por pêlos espiralados, torcidos em torno dos eixos, secos e quebradiços, cuja localização mais freqüente é o couro cabeludo. Herdada por gene autossômico dominante e pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças do couro cabeludo
  • DOENCAS DO COURO CABELUDO
  • Doença do couro cabeludo
  • doenças do couro cabeludo
  • doença do couro cabeludo
  • Doenças do couro cabeludo
  • Doenças do couro cabeludo e haste capilar
  • Doenças fungicas que acometem couro cabeludo e cabelos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!