Doenças neurodegenerativas

Páginas: 16 (3958 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
Doenças Neurodegenerativas

Conceito

Doenças neurodegenerativas são aquelas que acometem a substância cinzenta do sistema nervoso central, caracterizadas principalmente pela perda progressiva de neurônios com alterações secundárias associadas nos tratos de substância branca, causando deterioração irreversível do tecido nervoso. Afecções desmielinizantes são condições adquiridas por umalesão preferencial na mielina, com relativa preservação dos axônios, provocando deficiências clínicas devido à perda dessa na transmissão dos impulsos elétricos ao longo do componente axonal do neurônio. Ambas são grupos de patologias de grande impacto na vida do paciente, devido ao seu caráter debilitante que compromete a independência e a autonomia do portador.
Diversos fatores podem causar mortecelular e degeneração, em maior ou menor escala, do sistema nervoso. Esses fatores podem ser mutações genéticas, infecções virais, drogas psicotrópicas, intoxicação por metais, poluição, etc. As doenças nervosas degenerativas mais conhecidas são a esclerose múltipla, a doença de Parkinson, a doença de Huntington e a doença de Alzheimer.

Esclerose Múltipla

Definição

A Esclerose Múltipla éuma doença inflamatória crônica, desmielinizante e degenerativa, do sistema nervoso central que interfere na capacidade de controlar a visão, a locomoção, a bexiga, o intestino e o equilíbrio.
A perda de bainha de mielina que envolve o nervo origina vários sintomas, porque a transmissão dos impulsos nervosos é atrasada ou bloqueada, uma vez que tem agora de ser efetuada continuamente ao longo detoda a fibra nervosa. Uma área onde a mielina foi destruída é denominada lesão ou placa.

Tipos De Esclerose Múltipla

* Recorrente Remissiva - manifestação clínica de surtos , remissões ou exacerbações - seguidos por períodos de remissão com recuperação completa ou quase completa.
* Secundariamente Progressiva - resulta da evolução da forma anterior Surto/Remissão, por isso sechama secundariamente progressiva, nesta fase, os surtos continuam, mas a recuperação torna-se incompleta.  
* Primariamente Progressiva - Os doentes cuja incapacidade se agrava continuamente sem surtos, remissão ou recuperação, sofrem de Esclerose Múltipla primariamente progressiva.

Cronologia

1868 - A Esclerose Múltipla foi descrita por Jean Martin Charcott.
1878 - Ocorreu à descobertada Bainha de Mielina por Louis Ranvier.
1916 - Uma descrição microscópica detalhada do tecido cerebral doente foi feita por James Dawson, que revelou os processos básicos em ação na Esclerose Múltipla.
1935 - Ocorreu o desenvolvimento de uma doença animal semelhante à Esclerose Múltipla, por Thomas Rivers, finalmente sugerindo uma base autoimunológica para a doença, com a mielina no SistemaNervoso Central como alvo.
1946 - Fundação da Sociedade Nacional de Esclerose Múltipla dos Estados Unidos.
1948 - Descoberta de faixas oligoclonais no fluído espinhal por Elvin Kabat e Col.,   fornecendo um teste diagnóstico sugestivo da Esclerose Múltipla e posteriormente ligando-o ao sistema imunológico.
1965 - Critério de diagnóstico definitivo desenvolvido por um comitê  especializadoreunido pela Sociedade Nacional de Esclerose Múltipla dos Estados Unidos.
1969 - Foi comprovado que a ACTH tratava exacerbações de    Esclerose Múltipla. Este foi o primeiro teste cuidadosamente controlado de um tratamento efetivo para a Esclerose Múltipla, usando critérios de diagnóstico padronizados e escalas de classificação para se avaliar os pacientes de Esclerose Múltipla.
1979 -Desenvolvimento do Interferon Beta.
1980 - Pesquisa e desenvolvimento do Interferon Beta Natural Humano de Fibroblastos (FRONE), pelo Grupo Ares-Serono.
1981 - A Ressonância Nuclear Magnética foi inventada, com as primeiras imagens de um portador de Esclerose Múltipla. A RNM revolucionou o diagnóstico de Esclerose Múltipla e estabeleceu o conceito de EM como uma doença constantemente ativa ao invés de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças neurodegenerativas
  • Inflamação em doenças neurodegenerativas
  • Alzheimer e Outras Doen as Neurodegenerativas
  • Doenças
  • Doenças
  • Doenças
  • doencas
  • A doença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!