Doenças infecto contagiosas

Páginas: 6 (1481 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Menopausa

Introdução

A menopausa é a época na vida da mulher em que a menstruação cessa.Ela é parte de um processo biológico que começa para a maioria das mulheres por volta dos seus 35 anos.
Durante esse período o ovário produz menos hormônios sexuais femininos que são: Progesterona e estrogênio.
Não é considerado uma patologia, mas sim um estágio na vida da mulher.Podem ocorrer diversasmodificações no organismo feminino nessa fase, que podem provocar o aparecimento e o agravamento de várias doenças.
Durante a menopausa a mulher pode sofrer ondas de calor excessivo, suor noturno, falta de sono, e falta de lubrificação vaginal.Podem obter também algumas doenças á longo prazo como, osteoporose e doenças coronárias (infarto agudo do miocárdio).

Definição
A menopausa ocorrequando há o cessar das menstruações espontâneas, em virtude da grande redução das atividades dos ovários que deste modo deixam de liberar óvulos mensalmente.Com essa redução os estrógenos começam a ser secretados em menor quantidade, o organismo da mulher fica então exposto a um novo ambiente hormonal.Se este se instala de uma forma súbita, as mulheres apresentam sintomas mais excessivos, já quando ainstalação é lenta e progressiva os sintomas se tornam mais moderados.
Por razões desconhecidas os ovários perdem a maior parte de seus folículos até a menarca, chegando á menopausa com um número reduzido.A primeira expressão da redução significativa da função dos folículos ovarianos é o aparecimento da irregularização menstrual, que pode durar vários anos.Ocorre a maturação folicular aceleradaque mantém alguma regularidade, mais tarde, torna-se totalmente irregulares, mantendo o ciclo de duração muito variável.
A amenorréia surge devido ao consumo total dos folículos ovarianos, quando ocorre a falência ovárica.
Essa fase da vida da mulher define-se em vários períodos como:
CLIMATÉRIO:È um processo contínuo, e não uma fase pontual em sua vida, pois engloba a pré e a pósmenopausa.Pode ou não acompanhar sintomas.
PRÉ-MENOPAUSA:è o período que precede 5 anos a menopausa, nesta fase os ciclos menstruais tornam-se mais curtos e posteriormente mais longos.
PERIMENOPAUSA:Período que decorre desde que se iniciam os ciclos irregulares e as perturbações vasomotoras, até um ano após a última menstruação.
MENOPAUSA:è a data do último período menstrual, como expressão a falência dasatividades dos ovários.Surge quando os folículos se tornam insuficientes para induzir a proliferação do endométrio e dar origem á menstruação.
PÓS-MENOPAUSA:longo período da vida da mulher que decorre desde o fim da menstruação até a morte
MENOPAUSA PRECOCE
Os sintomas são os mesmos, mas há um impacto maior por acontecer mais cedo, os efeitos físicos e psicológicos são mais intensos.Uma infecçãoviral ou bacteriana, radioterapia ou quimioterapia, podem prejudicar os ovários facilitando assim a menopausa precoce.

Fisiologia da menopausa.
Quando a hipófise manda o estímulo de liberação do hormônio FSH (Hormônio estimulador do folículo) que estimula o ovário á liberar os folículos, e do LH (Hormônio luteinizante) liberado pelo hipotálamo para estimular e fecundar o óvulo, não ocorre odesenvolvimento dos óvulos.Consequentemente, não haverá produção de estrógeno e progesterona.Sem a progesterona o endométrio não sofre estímulo para proliferar-se e se mantém atrofiado, não produzindo assim a menstruação.O cérebro recebe então uma mensagem para liberar ainda mais FSH e LH a fim de estimular ainda mais os ovários.Com o aumento do FSH e LH , e diminuição do estrógeno e progesteronahá um desequilíbrio que marca a entrada da mulher no climatério.
O estrógeno também é responsável pela proteção do organismo da mulher contra algumas doenças como as cardiovasculares e a osteoporose, á medida que a produção de estrógeno cai, as taxas de colesterol e triglicerídeos tendem a aumentar no sangue.A absorção e captação de cálcio pelos ossos ficam prejudicadas, assim há um aumento na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças infecto-contagiosas
  • Doenças infecto contagiosas
  • Doenças infecto parasitarias e infecto contagiosas
  • doenças infectos-contagiosas no idoso
  • Esteticista e doenças infecto contagiosas
  • DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS
  • Doenças Infecto Contagiosas
  • Doenças Infecto-contagiosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!