DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS

Páginas: 20 (4801 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2013
INSTITUTO EDUCACIONAL MADRE TERESA
PRFESSOR: JOÃO HENRIQUE DISCIPLINA: MEDICINA DO TRABALHO





DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS






COMPONENTES:
CÁSSIO DUARTE
FAGNER ARAÚJO
GLEISER LUIZ
RAFAEL MARINHO












BRASÍLIA, 08 DE OUTUBRO DE 2012.


INTRODUÇÃO

As patologias abordadas nessa pesquisa têm a intenção de alertar os leitores a se prevenirem quantoàs doenças infecto contagiosas mais comuns do nosso dia a dia. De modo geral são transmitidas com maior facilidade em locais fechados com grandes aglomerações de pessoas, simplesmente pelo ar ou até mesmo por objetos ou insetos contaminados.
Boa leitura e previna-se.


SUMÁRIO

Doenças infecto contagiosas 3
Caxumba 3
Tuberculose 4
Tétano 6Poliomielite 7
Conjuntivite 9
Dengue 10
Raiva 12
Meningites 14
Conclusão 16
Bibliografia 17

Doenças Infecto Contagiosas

Em Medicina, uma doença infecciosa ou doença transmissível é qualquer doença causada por um agente biológico (por exemplo: vírus, bactéria ou parasita), em contraste com causa física (por exemplo: queimaduraou intoxicação química).
“Saúde é o que interessa o resto não tem pressa”. A frase é divertida, mas é a mais pura verdade. Entretanto, muitas vezes não nos damos conta disso, e só nos lembramos da saúde quando ficamos doentes. Quando essa doença é infecto contagiosa, muitas vezes é preciso afastar-se do trabalho e das atividades diárias por algum tempo, e alguns casos resultam em internação. Omelhor? É prevenir-se!
“Doenças infecto contagiosas, de forma bastante simplificada, são doenças causadas por diferentes agentes (bactérias e vírus, na sua maioria) que podem ser transmitida diretamente de um ser humano doente para outro”, explica Jaime Rocha, médico infectologista especializado em medicina do viajante, do Hospital Vita, em Curitiba. “Entre as principais doenças infecto contagiosasestão às transmitidas pela via denominada fecal-oral (água e alimentos contaminados), via respiratória (secreções respiratórias), pelo contato e via sexual”, esclarece Rocha.


Doenças

CAXUMBA

Caxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus aramyxovirus, que provoca não só inflamação nas parótidas, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais. Na maior parte das vezes, ainfecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera.
Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer às seguintes complicações: inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez.
O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão se dá pelo contato direto comas secreções das vias aéreo superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas.
Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião.

Sintomas

Inchaço e dorna parótida e nas outras glândulas salivares infectadas (localizadas embaixo da mandíbula), dor muscular e ao engolir, febre, mal-estar, inapetência são sintomas da infecção, menos intensos nas crianças do que nos adultos.
Os seguintes sinais sugerem complicações da doença e exigem assistência médica imediata:
1) dor e inchaço nos testículos (orquite),
2) na região dos ovários (ooforite),
3)náuseas, vômitos, dor no abdômen superior (pancreatite),
4) rigidez na nuca, dor de cabeça e prostração (meningite).

Diagnóstico

O diagnóstico é basicamente clínico. Entretanto, há exames de sangue que ajudam identificar a presença de anticorpos contra o vírus da caxumba. Eles devem ser realizados, quando for necessário estabelecer o diagnóstico de certeza.

Prevenção e tratamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças infecto-contagiosas
  • Doenças infecto contagiosas
  • Doenças infecto parasitarias e infecto contagiosas
  • doenças infectos-contagiosas no idoso
  • Esteticista e doenças infecto contagiosas
  • Doenças Infecto Contagiosas
  • Doenças Infecto-contagiosas
  • doenças infecto contagiosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!