Doenças infecto-contagiosas

Páginas: 13 (3164 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Doenças Infecto-contagiosas:

Introdução: As doenças infecciosas podem ser causadas por vírus (como a hepatite, a rubéola e o sarampo) ou por bactérias (como o tétano, a tosse convulsa e a meningite).
Contra os vírus, o único tratamento, na maioria dos casos, é a vacina. Se esta não existir, o organismo ou vence a infecção com os seus próprios anticorpos ou entra em sofrimento.Se o responsável for uma bactéria, no caso de não ter sido efetuada uma prevenção com uma vacina, ou de esta não existir, a infecção pode ser combatida com antibióticos. Às vezes, porém, a doença consegue provocar lesões graves ou completamente irreparáveis, antes que se consiga intervir com o antibiótico, como é o caso, por exemplo, do tétano.
Doenças infecciosas são contagiosas quandopodem ser transmitidas de uma pessoa para outra.

Contágio: Elas podem ser transmitidas por contato com a pele, através de fluidos corporais, em alimentos ou bebidas contaminados; pelo sangue ou plasma sanguíneo – em transfusões de sangue –, ou ainda por gotículas de muco e saliva expelidas pela pessoa infectada ao tossir, espirrar e falar; ou por partículas do ar que contenham microorganismos,embora valha lembrar que os caminhos e facilidade de transmissão variem de uma doença para outra.
Além disso, picadas de insetos ou mordidas de animais são outra forma de transmissão. Se um inseto, por exemplo, picar uma pessoa infectada, ele pode transportar o microorganismo e passar a doença para outra por meio de uma picada(dengue). Os dois tipos mais comuns de doenças infecciosas são asinfecções bacterianas e as virais.

Principais Doenças:

* Gripe: de origem viral, transmitidas por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais contendo estes micro-organismos.
Sintomas: cansaço, indisposição, dores musculares, corrimento nasal, dor de garganta e febre alta.
Prevenção: Alimentação balanceada e saudável; ingestão de líquidos, preferencialmente não muito gelados;dormir pelo menos oito horas por dia; e prática regular de exercícios; Sempre lavar as mãos com água e sabão; evitar aglomerados humanos, principalmente se houver pessoas doentes nestes locais; em surtos de gripe, utilizar máscaras quando seu uso for indicado pelas autoridades; vacinar-se anualmente, caso pertença ao grupo de risco (idosos, imunocomprometidos, etc.).

* Gripe Suína: é uma doençarespiratória dos porcos causada pelo vírus influenza tipo A. Apesar de afetar os porcos, os vírus sofre mutação e pode ser adquirido pelos humanos.os sintomas são os mesmos da gripe comum, entretanto, mais intenso e se não for tratado corretamente fatal.
Prevenção:
• Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso
• Lave suas mãosconstantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos
• Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo
• Evite contato próximo com pessoas doentes
• Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los
Não há riscos de contrair a gripesuína através do consumo da carne de porco. Ao cozinhar a carne de porco a 71ºC, os vírus e bactérias são destruídos.
Herpes Labial: A infecção pelo herpes se dá através do contato direto com lesões infectadas pelo vírus. Esse primeiro contato se dá, invariavelmente, durante a infância. A situação mais comum de contágio é aquela em que algum dos pais (ou parentes próximos) é portador do vírus,apresenta as lesões em lábio e entra em contato direto com a pele da criança. Em adolescentes, é transmitido através do beijo. Alguns fatores desencadeantes comuns são: febre, exposição ao sol, distúrbios gastrointestinais, trauma mecânico, estresse e períodos menstruais.
As lesões restringem-se, na maioria dos casos, à região perioral ou perinasal, aparecendo na forma de pequenas bolhas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças infecto contagiosas
  • Doenças infecto parasitarias e infecto contagiosas
  • doenças infectos-contagiosas no idoso
  • Esteticista e doenças infecto contagiosas
  • DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS
  • Doenças Infecto Contagiosas
  • Doenças Infecto-contagiosas
  • doenças infecto contagiosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!