DOENÇAS INFECCIOSAS

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
Face às características das doenças infecciosas, e muito em especial às suas repercussões na mulher grávida, feto e recém–nascido, é fundamental alertar os futuros profissionais de saúde para toda a problemática que as envolve.
Assim, o nosso trabalho não tem como objetivo abordar todas as doenças infecciosas que são susceptíveis de complicar a gravidez, mas sim, aquelas que porserem mais freqüentes requerem um maior conhecimento por parte dos profissionais, para que estes possam atuar corretamente perante a grávida e família. Apesar de ao longo do trabalho abordarmos uma conduta diagnóstica e terapêutica das doenças infecciosas na gravidez, com o objetivo de reduzir o risco de complicações e conseqüentemente diminuir a morbilidade e mortalidade Peri- natal e infantil, aprevenção é sem dúvida o meio mais simples e eficiente para fazê-lo. A este nível, o auxiliar de enfermagem está na situação ideal para implementar estas atividades pela sua proximidade à comunidade. Como tal, a informação, a educação e o aconselhamento, nomeadamente pré-concepcional da mulher/ família, devem ser componentes integrantes dos cuidados básicos de saúde. Neste trabalho iremos fazerreferencia a doenças virais, bacterianas e protozoárias. Nas primeiras incluem-se a Rubéola, Varicela, Infecção por CMV, Hepatites ( com exceção da hepatite B, que não faz parte do âmbito deste trabalho ), Parvo vírus, Sarampo e Vírus Epstein-Barr, nas bacterianas a infecção por Clamídias e Estreptococos beta-hemolíticos e, por fim a Toxoplasmose como doença protozoária. Atualmente ainda sedesconhece quais os mecanismos pelos quais certas bactérias, vírus e protozoários atuam na gravidez. No entanto, sabe-se que a infecção materna poderá implicar complicações fetais, nomeadamente malformações congênitas, atraso de crescimento intra-uterino, infecção neonatal, podendo também contribuir para ruptura prematura de membranas, aborto espontâneo, morte fetal e prematuridade.
Os aspectos areferenciar ao longo do trabalho incluem a epidemiologia, manifestações clínicas, repercussões para o feto e recém nascido, diagnóstico, tratamento e intervenções de enfermagem adequadas a cada uma das doenças infecciosas já referidas.
Objetivo Geral:
♦Aprofundar os conteúdos sobre as doenças infecciosas na gravidez;
♦Realçar a importância do auxiliar de enfermagem nas atividades preventivas eTerapêuticas da gravidez.
Objetivos Específicos:
♦Conhecer a epidemiologia, manifestações clínicas, diagnóstico, efeitos sobre
O feto, tratamento e intervenções de enfermagem a desenvolver nas infecções virais, nomeadamente, rubéola, varicela, citomegalovírus, hepatites virais, parvovírus B-19, sarampo e vírus Epstein-Barr;
♦ Conhecer a epidemiologia, manifestações clínicas, diagnósticos,efeitos
sobre o feto, tratamento e intervenções de enfermagem a desenvolver na
toxoplasmose;
♦Conhecer a epidemiologia, manifestações clínicas, diagnósticos, efeitos sobre
o feto, tratamento e intervenções de enfermagem a desenvolver nas
infecções bacterianas, nomeadamente, clamídias e estreptococos
hemolíticos.
1. INFECÇÕES VIRAIS
As infecções virais que iremos abordar são:Rubéola, Varicela, Infecção por CMV, Hepatites (com exceção da hepatite B, que não faz parte do âmbito deste trabalho), Parvo vírus, Sarampo e Vírus Epstein-Barr.
1.1 RUBÉOLA
1.1.1 Epidemiologia
A rubéola é uma doença contagiosa, provocada por um vírus de ARN da família Togavírus e gênero Rubivirus. Este foi isolado em 1962 por Weller e Neva e Parkmas e colaboradores.
Uma das preocupações docontágio por este vírus são as malformações fetais que ele provoca. A transmissão da rubéola é feita através das secreções faríngeas, uma vez que o vírus entra no hospedeiro pelas vias respiratórias, atinge os linfonodos cervicais e dissemina-se por todo o organismo através da corrente sanguínea.
O período de incubação desta infecção viral varia entre 2 a 3 semanas, sendo possível encontrar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças infecciosas
  • Doenças infecciosas
  • Doenças infecciosas
  • DOENÇAS INFECCIOSAS
  • Doenças infecciosas
  • Doenças infecciosas
  • Doencas infecciosa
  • doenças infecciosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!