Doenças infecciosas

Páginas: 6 (1361 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
DOENÇAS INFECCIOSAS E NÃO INFECCIOSAS


INTRODUÇÃO

A Dengue é uma doença infecciosa causado pelo vírus da dengue, um arbovírus que pertence à família Flaviviridae, que no Brasil é conhecido como o Aedes Aegypti. Existem quatro tipos diferentes do vírus do dengue DEN 1, DEN 2, DEN 3, DEN 4, que são encontrados em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.
O mosquito AedesAegypti chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. Atualmente no Brasil existem muitos registros de epidemias de Dengue, a primeira epidemia de dengue no Brasil foi registrado em 1685 em Recife. A dengue chegou ao Rio de Janeiro em 1846, onde foi constatada a primeira epidemia no estado.
A Hipertensão éuma doença que acontece em crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sanguee recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.










Capítulo I: DENGUE UMA DOENÇA INFECCIOSA

1 - Transmissão
A transmissão é feita pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti , pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. Um único mosquito que pode viver em media 45 dias pode contaminar até 300 pessoas.Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas da dengue podem ser percebidos. Quando uma pessoa é infectada por um dos 4 tipos do vírus, torna-se imune a todos os tipos de vírus durante alguns meses e posteriormente mantém-se imune, pelo resto da vida, ao tipo pelo qual foi infectado. Se voltar a ter dengue,dessa vez um dos outros 3 tipos do vírus, há uma probabilidade maior que a doença seja mais grave que a anterior, mas não é obrigatório que aconteça.
A classificação 1, 2, 3 ou 4 não tem qualquer relação com a gravidade da doença, diz respeito à ordem da descoberta dos vírus. A dengue não é uma doença transmitida por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia.
Osprincipais sintomas da Dengue são: febre, cefaleia, dor atrás dos olhos, pintinhas vermelhas pelo corpo, desânimo e cansaço, e deve ser tratada somente com medicamentos específicos para a febre que não contenham ácido acetilsalisílico em sua composição. Ela é potencialmente grave especialmente quando o indivíduo contamina-se com a dengue pela segunda vez. Neste caso, existe a possibilidade dele vir adesenvolver a dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
Um dos tipos da Dengue é hemorrágica as manifestações iniciais desse tipo são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (hematomas), além de outros. Em casos mais raros,podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias. Não é apenas quem já teve dengue clássica que corre o risco de contrair a dengue hemorrágica.
A dengue tem tratamento. É certo que não existe medicamento específico contra o vírus, mas o diagnóstico preciso, o reconhecimento dos sinais de alerta, entre outros, pode impedir complicações sérias. Portanto, a análise clínica éfundamental para a evolução favorável da doença. E é importante que a hidratação seja iniciada antes mesmo da avaliação médica.
Evidencia-se que os aspectos epidêmicos do Aedes aegypti encontraram no Brasil e no mundo contemporâneo, condições sócio-ambientais favoráveis para sua rápida expansão. Diante desta situação evidencia-se a necessidade de se incorporar às lições das experiências nacionais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças infecciosas
  • Doenças infecciosas
  • DOENÇAS INFECCIOSAS
  • Doenças infecciosas
  • Doenças infecciosas
  • Doencas infecciosa
  • doenças infecciosas
  • Doenças Infecciosas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!