Doenças Incidentes na cultura do Algod o

Páginas: 42 (10460 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
Doenças Incidentes na cultura do Algodão (Gossypium hirsutum L.)


Autora: Rayanne Canêdo Silva


1 INTRODUÇÃO
O algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) é uma das culturas anuais mais importantes do Brasil, pelo seu valor econômico e social. Estima-se que o consumo desta malvácea no Brasil, aproximadamente, de 850.000 t de fibra no ano 2004, e tenha sido atualmente, a produção brasileira está emtorno de 1.250.000 t, em 950.000 ha plantados (Algodão Brasileiro, 2010).
A cultura do algodão sempre mereceu destaque no cenário agrícola nacional, tendo uma área cultivada, em mais de 80 países nos hemisférios norte e sul, superior a 33,5 milhões de hectares, para uma produção de cerca de 19,16 milhões de toneladas de pluma por ano, com consumo de 19,27 milhões de toneladas (Beltrão & Souza, 1999).A fibra do algodão é o principal insumo têxtil a nível mundial, quase metade do total, com uma produção atual de 18,56 milhões de toneladas, para um consumo de 18,86 milhões de toneladas/ano (Beltrão et al., 1999). Estima-se, que 75% da população mundial usem a fibra do algodão como vestimenta (Algodão Brasileiro, 2010).
No contexto mundial, o Brasil está no sexto lugar em volume de produção e deconsumo (Gondim et al., 1996). A projeção de mercados futuros coloca o Brasil como terceiro país em produção de fibra de algodão nos próximos cinco anos.
No Brasil, a região Centro-Oeste assumiu, desde a safra 1996/97, a posição de primeira produtora de algodão em pluma. Na safra 2000/01, foram plantados 356,5 mil hectares (48% da área nacional de algodão), com estimativa de produção de 334,2 miltoneladas de pluma, correspondendo a 68,3% da produção nacional (Neumann, 2001).
Atualmente são cultivados no mundo dois tipos diferentes de algodão: o arbóreo a o herbáceo. O algodão arbóreo é aquele que parece uma árvore mediana, de cultivo permanente. Já a espécie herbácea (Gossypium hirsutum L.r. latifolium Hutch) é um arbusto de cultivo anual, uma entre as 50 espécies já classificadas edescritas do gênero Gossypim. Das 50 espécies classificadas, 17 são endêmicas da Austrália, seis do Havaí, e uma no nordeste brasileiro. Cerca de 90% das fibras de algodão comercializadas no mundo são provenientes da espécie Gossypium hirsutum (Algodão Brasileiro, 2010).
O objetivo do trabalho é descrever as principais doenças da cultura do algodoeiro, levando em consideração aspectos dasintomatologia, etiologia, epidemiologia e controle e descrever táticas de manejo para o controle dessas doenças.



2 REVISÃO LITERÁRIA
Em todo o mundo, ocorrem reduções de produtividade de algodão devido a surtos epidêmicos de doenças. No Brasil, no inicio da década de 1990, com o lançamento de cultivares adaptadas ao Cerrado e com maior rendimento de fibra, o cultivo de algodão intensificou-se na região doCerrado de Mato Grosso, Goiás e, mais recentemente, da Bahia. Nesse ecossistema, as condições climáticas são favoráveis ao desenvolvimento de várias doenças, resultando no aumento dos custos de produção da cultura. Associado ao aumento de área plantada no Cerrado, várias doenças tornaram-se importantes e algumas delas epidêmicas, como a ramulose, o mosaico das nervuras e a mancha-de-ramulária(Iamamoto, 2003).
O atual sistema de produção, com base em extensas áreas exploradas com poucas cultivares – muitas delas suscetíveis a mais de uma doença – leva ao agravamento de enfermidades, antes consideradas pouco expressivas. Também possibilita surtos epidêmicos de novas doenças, podendo ocasionar perdas, caso não sejam tomadas medidas de controle necessárias em tempo hábil (Iamamoto, 2003).Serão descritas as principais doenças do algodoeiro que ocorrem no Brasil e a forma correta de manejá-las (Iamamoto, 2003).


2.1.1Mancha-de-ramulária
Essa doença, também conhecida como falso-oídio ou mancha-branca, foi relatada pela primeira vez nos Estados Unidos (Ehrlich; Wolf, 1932). No Brasil, até a algum tempo, ocorria apenas no final do ciclo da cultura e não se constituía num problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças das culturas
  • DOENÇAS MAIS INCIDENTES ENTRE OS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAl
  • Resumo do Cap. 2 Livro Cultura, Saúde e Doença
  • RESENHA CAPITULO 4
  • Resenha cap 1
  • Doenças causadas por nematóides na cultura do pessegueiro texto
  • Incidentes
  • Incidente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!