Doenças genéticas

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
Ectrodactilia
Em medicina veterinária, utiliza-se o termo ectrodactilia para designar aqueles casos em que há separação dos tecidos moles e ósseos na região distal dos membros torácicos.Essaalteração, também conhecida como doença da mão fissurada, deformidade em garra de lagosta, oligodactilia e hipodactilia, é uma falha na fusão dos precursores embrionários nos ossos do membro torácico
Emgatos a ectrodactilia está associada à herdabilidade de um gene autossômico dominante, porém, em cães, essa relação ainda não foi estabelecida. Em humanos, ela pode estar associada a outras deformidadescongênitas como displasia ectodérmica e fenda palatina, mas na espécie canina não foi relacionada outra alteração congênit.
A ectrodactilia ocorre em cães, gatos, pássaros, homens, macacos, ratos ebovinos.Não há predisposição sexual ou racial relacionada à ectrodactilia e normalmente ela se desenvolve de forma unilateral, não tendo predisposição entre os membros.
Apesar de ser possíveldiagnosticar a ectrodactilia mediante exame clínico, o exame radiográfico é fundamental para a confirmação da luxação do cotovelo e para identificar outras alterações ósseas, como agenesia e hipoplasia dosossos cárpicos. Essas alterações podem influenciar na escolha da terapia, pois, quando não há malformações ósseas muito extensas, pode-se realizar apenas a aproximação dos tecidos moles e ósseos.Entretanto, nos casos mais graves, pode ser necessária a realização da artrodese ou da amputação do membro, sendo a artrodese do carpo ou do metacarpo o procedimento mais adotado.
Heterocromia em animaisHeterocromia é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. É muito rara em humanos. Quando ocorre em gatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar.Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho deve possuir, muito gera a cor marrom, pouca gera a cor azul, e também no gene EYCL1, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças geneticas
  • Genética
  • doenças geneticas
  • Doenças genetica
  • doenças geneticas
  • Genetica e doenças geneticas
  • Doenças Genéticas
  • Doenças geneticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!