Doenças do Trabalho

Páginas: 9 (2128 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
Sintomas da LER e DORT
Dentre os sintomas das LER/DORT, o mais freqüente é a dor, que surge lentamente e com o tempo se torna cada vez mais contínua e intensa, de modo a afetar a produtividade a qualidade de vida do trabalhador.

De acordo com a gravidade dos sintomas, poderá ser atribuída à LER/DORT o grau em que se encontra. A identificação do grau é importante para determinação dotratamento a ser realizado.

Os sintomas são os seguintes:

• Grau 1: Surge uma sensação de desconforto no membro afetado. Alguma dor não muito forte poderá surgir eventualmente durante a execução de trabalhos, embora não represente impedimento para continuação das atividades.

• Grau 2: Aqui a dor será mais freqüente e intensa, mas ainda será tolerável, permitindo a realização das tarefas, emboraatrapalhe o desempenho quando um maior esforço for exigido. Poderão ocorrer também formigamentos e leve perda de sensibilidade, além de serem perceptíveis nódulos no local atingido.

• Grau 3: Neste estágio a dor será mais forte e persistente, sendo perceptível o local de onde se origina e não cessará completamente com o repouso. A força do músculo será reduzida e a produtividade,inevitavelmente, cairá. Haverá inchaço e sensibilidade será irregular. O simples ato de apalpar o local causará dor e o trabalho geralmente será contra-indicado, pois poderá agravar a situação.

• Grau 4: Caracterizado por dor forte, persistente e não raras vezes insuportável, principalmente ao movimentar o membro, embora exista dor até quando a pessoa estiver imóvel. A perda de força e coordenação dosmovimentos do músculo também é perceptível. Há inchaço e podem ocorrer atrofias. A invalidez para o trabalho é inevitável neste estágio e até mesmo as atividades do cotidiano serão prejudicadas. Não raramente haverá quadro de ansiedade e depressão, sendo que a reabilitação é muito difícil.

Normalmente os sintomas acima serão verificados nas mãos, nos punhos, nos antebraços, nos cotovelos, braços,ombros e pescoço.

Causas da LER e DORT
A LER ou DORT são as manifestações de lesões decorrentes da utilização excessiva, imposta ao sistema músculo-esquelético, e da falta de tempo para recuperação. Lesões neuro-ortopédicas como as tendinites, sinovites, compressões de nervos periféricos podem ser identificadas ou não.
Os fatores de risco não são necessariamente as causas diretas das LER - DORT,mas podem gerar respostas que produzem as LER – DORT. Os fatores de risco não são independentes, interagem entre si e devem ser sempre analisados de forma integrada. Envolvem aspectos biomecânicos, cognitivos, sensoriais, afetivos e de organização do trabalho.
Os fatores incluem:
Posto de trabalho que force o trabalhador a adotar posturas, a suportar certas cargas e a se comportar de forma acausar ou agravar afecções músculo-esqueléticas.
Exposição a vibrações de corpo inteiro, ou do membro superior, podem causar efeitos vasculares, musculares e neurológicos.
Exposição ao frio pode ter efeito direto sobre o tecido exposto e indireto pelo uso de equipamentos de proteção individual contra baixas temperaturas (ex. luvas).
Exposição a ruído elevado, entre outros efeitos pode produzirmudanças de comportamento.
Pressão mecânica localizada provocada pelo contato físico de cantos retos ou pontiagudos de objetos, ferramentas e móveis com tecidos moles de segmentos anatômicos e trajetos nervosos provocando compressões de estruturas moles do sistema músculo-esquelético.
Posturas. As posturas que podem causar LER-DORT possuem três características que podem estar presentessimultaneamente:
Posturas extremas que podem forçar os limites da amplitude das articulações.
Força da gravidade impondo aumento de carga sobre os músculos e outros tecidos.
Posturas que modificam a geometria músculo-esquelética e podem gerar estresse sobre tendões, músculos e outros tecidos e/ou reduzir a tolerância dos tecidos.
Carga mecânica músculo-esquelética. Entre os fatores que influenciam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças do trabalho e doença profissional
  • Doenças do trabalho
  • trabalho de doencas
  • Doenças do trabalho
  • Doença do trabalho
  • doença do trabalho
  • doença do trabalho
  • Trabalho doenças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!