Doenças do sistema urinário

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG [pic]

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITUIUTABA - ISEDI
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 4° ANO

Desequilíbrio do Sistema excretor

Alunas:
Ana Paula Santos da Silva
Lorena Parreira
Vanessa de Souza Santana
Professora:
Arlete assunção

ITUIUTABA-MG

OUTUBRO /2011

SISTEMA EXCRETOR• O RIM TEM 3 FUNÇÕES BÁSICAS:

FUNÇÃO HOMEOSTÁTICA - manutenção do volume e composição do líquido extra-celular
FUNÇÃO EXCRETORA - eliminação dos produtos finais do metabolismo celular
FUNÇÃO ENDÓCRINA - secreção e modulação metabólica de algumas hormonas

DESEQUILIBRIO HOMESOTATICOS DO SISTEMA URINARIO

• 1- Controle do volume hídrico adequado (Tonicidade) – Gradiente osmolaradequado entre meio intra e extracelular.
• 2- Regulação da concentração de íons Na, K, Cloreto, Bicarbonato...
• 3- Auxilio na manutenção do pH do sangue pela excreção de H+ ou reabsorção de HCO3.
• 4- Regulação da concentração adequada de metabólitos pela reabsorção Ex: Glicose.
5- Eliminação de drogas e substancias tóxicas

ENVELHECIMENTO DO SISTEMA EXCRETOR

Embora a grandereserva funcional dos órgãos não deixem perceber, os rins sofrem importantes alterações com o envelhecimento. Cerca de 50% dos nefrons desaparecem entre os 30 e 70 anos e a taxa de filtração glomerular decai 8ml/min a cada 10 anos. É provável que a diminuição do fluxo renal em torno de 10% por década nos adultos, a maior permeabilidade da membrana glomerular, a menor superfície disponível defiltração e o aumento do uso de nefrotóxicos em função da idade, expliquem a diminuição da função renal.

As vias urinárias são afetadas por uma maior tendência a produção de cálculos. Nos homens pode ocorrer obstrução prostática pelo crescimento da glândula e nas mulheres o surgimento de incontinência urinária (ESPINOLA, 2000). Segundo Ermida (1995), ocorre uma diminuição de função renal em cerca de50% aos 80 anos.

A atrofia da uretra, com enfraquecimento da musculatura pélvica associado à perda de elasticidade uretral e de colo vesical favorecem o aumento de freqüência e urgência urinária e incontinência urinária de esforço (SOUZA, 2002). De acordo com PASI (2006), a incontinência urinária é definida como eliminação involuntária de urina, em local e momento inadequado. Não se trata deuma doença, mas sim de um sintoma. Este problema aumenta com a idade, apesar do envelhecimento em si não ser causa de incontinência urinária. Este problema é mais freqüente nas mulheres que nos homens e afeta cerca de 30% dos idosos que vivem em comunidade e 50% dos idosos institucionalizados (TERRA, 2003).
DOENÇAS MULTISSISTÉMICAS
Das doenças que atacam as pessoas nos países desenvolvidos, osdistúrbios renais ocupam o quarto lugar. Muitas são as causas das doenças renais; infecções, envenenamento por substâncias químicas (como o mercúrio e o tetracloreto de carbono), lesões, tumores, formação de "pedras" (cálculos renais), paralisia, problemas circulatórios, etc.

Os problemas do aparelho urinário são, em geral, causados pela idade. Com o envelhecimento, os rins tornam-se menoseficientes, os músculos dos ureteres, bexiga e uretra vão perdendo sua flexibilidade, tornando-se vulneráveis a infecções.

O rim pode se ver afetado por doenças reumáticas, diabete, gota, colagenoses e doenças imunológicas. Podem surgir alterações urinárias em doenças do tipo nefrite, geralmente com a presença de sangue e albumina na urina.

INFECÇÕES DO APARELHO EXCRETOR
As infecções do aparelhourinário recebem nomes de acordo com sua localização. Na bexiga, cistite; nos rins, nefrite, glomérulo-nefrite e pielonefrite; Na uretra, uretrite; na próstata, prostatite. São causadas por bactérias e tratadas com antibióticos.
CISTITE
Acomete, principalmente mulheres, que, por terem a uretra muito curta (quatro centímetros de comprimento), estão mais sujeitas do que o homem a infecções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças no sistema urinario
  • Doenças do sistema urinário
  • Doenças no sistema urinario
  • DOENÇAS LIGADAS AO SISTEMA URINÁRIO
  • Doenças que afetam o sistema urinário
  • Doença de sistema urinario
  • Doenças do sistema urinário masculino e feminino
  • Sistema urinário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!