doenças do morango

Páginas: 5 (1022 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Principais doenças
O morangueiro é atacado por uma série de doenças, que podem ser agrupadas de acordo com o agente causal: fungos, bactérias, vírus e nematóides.

Doenças causadas por fungos
Nesse grupo, estão as doenças fúngicas, como antracnose, manchas-foliares, murchas e prodridões-dos-fungos.
A antracnose é, atualmente, uma das mais importantes doenças que pode atingir o morangueiro.Existem duas formas de sintomatologia:

a conhecida por chocolate, que pode atingir o rizoma, os frutos, os pecíolos e outras partes da planta;

a conhecida por flor-preta, que atinge mais comumente os pedúnculos, as flores e os frutos pequenos e em desenvolvimento.
A forma conhecida por chocolate é causada pelo fungo Colletotrichum fragariae, podendo atingir a planta em qualquer idade, masque é responsável pelos severos danos causados durante o transplante, quando determina uma acentuada reduçào do estande e a consequência queda da produção.
O sintoma característico no interior do rizoma, quando cortado, é o aparecimento de um tecido necrosado, de coloração marrom e firme. Na parte aérea da planta, nota-se um murchamento progressivo, que tem início nas folhas mais velhas eculmina com a seca da parte aérea.
A origem do inoculo da doença pode ser através de mudas contaminadas ou restos culturais, e a sua disseminação, dentro da área de cultivo, é feita pela água (chuva ou irrigação) e por ferimentos de diferentes origens (transplante, colheita, etc).
A forma conhecida por flor-preta produz, nos ramos florais, uma necrose, e os frutos novos e em desenvolvimento tornam-seescuros e mumificados (secos). Em frutos já desenvolvidos, podem aparecer manchas marrons, profundas e firmes. O patógeno causador da doença é o fungo Colletotrichum acutatum.
Como medidas de controle, recomendam-se mudas sadias, rotação de culturas, destruição dos restos culturais, plantio em áreas bem-drenadas e a utilização de cultivares mais tolerantes.
No grupo das manchas foliares,encontramos como principais doenças: mancha-de-micosferela, mancha-de-diplocarpon e mancha-de-dendrofoma. As manchas foliares encontram condições muito boas para proliferação na cultura, devido à alta umidade reinante no ambiente e à elevada densidade foliar que dificulta uma melhor aeração.
Dos três tipos de manchas, a mais importante é a mancha-de-micosferela causada pelo fungo Mycosphaerellafragariae, que tem uma ocorrência bastante generalizada em quase todas as áreas de cultivo. No início, surgem pequenas manchas de coloração púrpura, circulares que, quando desenvolvidas, atingem 3-4 mm de diâmetro.
O controle para essas doenças deve ser feito com fungicidas cadastrados que apresentem boa eficiência. A remoção das folhas velhas, severamente danificadas pela doença, também auxilia nocontrole, uma vez que contribui para a diminuição do inoculo e também porque facilita a ação dos fungicidas.
No grupo das murchas e podridões do rizoma e das raízes, encontramos vários fungos que normalmente habitam o solo e que causam, nas plantas atacadas, apodrecimento do rizoma e morte das raízes. Na parte dessas mesmas plantas, observa-se um murchamento das folhas mais velhas, evoluindo paracrestamento e morte.
Dentre os principais fungos causadores dessas podridões, encontram-se: Verticillium albo-atrum, Phytophthora sp, Fusarium sp, Rhizoctonia solani, Pythium sp, etc.
As medidas para o controle podem ser resumidas em:

mudas sadias, isentas do patógeno;

evitar áreas de plantio com histórico da doença;

evitar áreas de plantio anteriormente ocupadas com batata, tomate,algodão, pimentão, berinjela, etc;

eliminar as plantas com suspeita de contaminação;

fazer rotação de cultuas.

No grupo das podridões dos frutos, encontram-se vários fungos que afetam diretamente o produto comercial da planta, cuja contaminação pode acontecer no campo ou durante o processo de comercialização.
As condições que favorecem o aparecimento dessas podridões são os danos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças do morango
  • Doenças do morango
  • Morangos
  • morango
  • morango
  • Morango
  • Morango
  • morango

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!