Doenças do esofago

Páginas: 23 (5670 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
DOENÇAS DO ESÔFAGO

O esôfago é um tubo de 20 a 25 cm que apresenta mucosa lisa, com epitélio escamoso estratificado. Nos seus extremos, o esôfago apresenta esfíncteres: o esfíncter esofágico superior e o esfíncter esofágico inferior. A camada externa do esôfago não é serosa como nos demais órgãos, pois contém numerosas fibras elásticas, o que permite uma dilatação temporária do esôfago paraa passagem do bolo alimentar. A função do esôfago é conduzir os alimentos da faringe para o estômago prevenindo o refluxo gastresofagiano. O alimento ingerido é conduzido ao estômago por gravidade e contrações peristálticas o que varia com a consistência do alimento.
O peristaltismo esofágico é um processo neuromuscular coordenado em parte pelo sistema nervoso central e em parte por mecanismoslocais e miogênicos. Esse processo pode ser alterado por diversas causas, como obstruções que invadam a luz do órgão (neoplasias, divertículos, etc.), espasmos difusos, distúrbios não-específicos de motilidade, ou ainda por aquelas secundárias a processos de degeneração crônica dos tecidos (esclerose e escleroderma).
A acalasia é um distúrbio da motilidade esofágica inferior no qual ocorre afalência do esfíncter esofágico inferior para relaxar e abrir durante a deglutição, resultando em disfagia ou dificuldade de deglutição.
Nos distúrbios de motilidade, a tendência é que a disfagia piore, chegando a permitir apenas a ingestão de líquidos. Durante a alimentação, o esôfago passa a acumular os líquidos ingeridos e com a pressão da gravidade ocorre a abertura do esfíncter esofágicoinferior, com passagem de pequenas porções do volume para o estômago. Caso isso não ocorra, o volume acumulado no esôfago é devolvido na forma de regurgitação.
Toda essa dificuldade para a alimentação resulta em prejuízo do estado nutricional, sendo comum nesses pacientes a desnutrição. A avaliação do estado nutricional deve levar em conta indicadores antropométricos, bioquímicos e a análise doconsumo alimentar, conforme descrito abaixo, no Quadro 1.:

Quadro 1. Sugestões para aumentar a oferta energética e proteica
Tipo de alimento
Adicionar para enriquecimento
Leite
Leite em pó, mel, creme de leite, sorvete
Sopas
Azeite ou óleo vegetal, margarina, queijo ralado ou picado, requeijão
Carne
Ovos, queijo, molhos à base de leite
Frutas
Farinhas, leite condensado, mel, aveia, leite empó, chocolate, sorvete, etc.
Pães e cereais
Geleia, mel, manteiga ou margarina derretida, queijo
Suplementos em pó e líquidos
Incluir nos intervalos entre as refeições

A avaliação nutricional subjetiva, que alia questões sobre alteração de peso, ingestão alimentar e exame físico, é um excelente instrumento de triagem nutricional.

Objetivos da terapia nutricional
Adaptar a dieta aograu de disfagia;
Promover a recuperação nutricional.
Terapia nutricional
A recuperação nutricional deve ser proposta por meio de dieta hipercalórica e hiperproteica.
A consistência da dieta por via oral dependerá do grau de disfagia, sendo normalmente necessária a dieta líquida. Pode ser indicada a nutrição enteral, quando existir disfagia inclusive aos líquidos. No Quadro 1 são apresentadosO esôfago pode apresentar as seguintes doenças ou disfunções:

Doença de refluxo gastresofágico;
Síndrome de Mallory-Weiss;
Hérnia hiatal;
Divertículos do esôfago;
Acalasia do esôfago/esôfagopatia;
Esclerodermia;
Varizes esofagianas;
Espasmo difuso;
Tumores benignos;
Câncer de esôfago;
Anéis e membranas;
Perfuração;
Corpos estranhos.
Devido às doenças que ocorrem no esôfago, adificuldade na alimentação é evidente, o que resulta num prejuízo do estado nutricional, sendo comum os pacientes apresentar em desnutrição.

Sinais e sintomas de doenças esofagianas
A disfagia acontece após a deglutição dos alimentos devido a uma dificuldade no transporte do bolo alimentar da faringe ao esôfago e deste ao estômago. Porém, depende do tamanho do bolo alimentar, do diâmetro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças do esofago
  • Doença de Esôfago
  • Doenças do esófago
  • Esôfago
  • esôfago
  • Atresia de esofago
  • Atresia de esofago
  • Neoplasia de Esofago

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!