Doenças de veiculação hidrica causadas por virus

Páginas: 18 (4450 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
DOENÇAS DE VEÍCULAÇÃO HÍDRICA CAUSADAS POR VÍRUS




SUMÁRIO

1. Introdução......................................................................................................03

1.1. Transmissão através da água.....................................................04
1.2. Caracterização dos patógenos virais entéricos...........................04
1.3. A patobiologia das doençasvirais.........................................10
1.4. Doenças virais adquiridas por disseminação hídrica.....................11

2. Objetivos........................................................................................................17

3. Material e métodos........................................................................................18

4. Resultadosesperados....................................................................................19

5. Referências.....................................................................................................20

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa de vírus presentes na água é recente, tendo início na década de 1950, na Índia, devido a um surto por hepatite tipo A, uma consequência da contaminação, do sistema detratamento local da água, por esgoto. (BOSH,1995 apud TAVARES et al.,2005.
Com a implementação recente dos métodos moleculares no estudo dos vírus nas amostras ambientais, vem aumentando a atenção com as espécies de vírus presentes na água ( MARQUES, 1991 apud TAVARES et al.,2005)
As doenças adquiridas por fontes exógenas são aquelas resultantes do contato com agentes que se encontram no ambiente.Elas afetam o corpo e alteram suas estruturas e funções de modo específico (TORTORA et al, 2005).
As doenças virais que trataremos aqui são doenças exógenas, pois são adquiridas a partir de uma fonte ambiental, a água. Em geral são doenças entéricas, adquiridas pelo consumo da água imprópria, por transmissão oral-fecal e afetam o trato gastrointestinal (TORTORA et al, 2005).
Para que ocorra ainfecção e a doença, é necessário que haja um reservatório de infecção como fonte de patógenos. Os vírus devem ser transmitidos a um hospedeiro susceptível. A transmissão é seguida pela invasão, onde o microrganismo entra no hospedeiro e se multiplica. Em seguida, o vírus prejudica o hospedeiro por um processo chamado patogênese (SHAECHTER et al, 2002).
A contaminação de águas doces ou marinhas porlançamentos de águas de esgoto tem contribuído também para a ocorrência de diarreias e hepatite A na população humana de diversos países (MEHNERT, 2001 ).
As doenças virais resultam, em sua maioria, da exposição a vírus exógenos, não pertencentes às células do hospedeiro. (SHAECHTER et al, 2002). E são em sua maioria causadas por vírus entéricos como poliovírus, rotavírus, calcivírus, algunsadenovírus e o vírus da hepatite A, presentes no trato gastrintestinal de indivíduos doentes e que são eliminados (os vírus) em grande quantidade através das fezes desses indivíduos são capazes de contaminar águas destinadas ao consumo humano. Isso tem gerado a ocorrência de doenças em pessoas susceptíveis, para que a dose seja infectante é necessária apenas uma dose pequena de unidades infeciosas(APPLETON,2000; ABBASZADEGAN, 2001; WYN-JONES 2001; LECLERCet al., 2002 apud TAVARES et al.,2005).

1.1 TRANSMISSÃO ATRAVÉS DA ÁGUA

A água é considerada um reservatório inanimado. Quando contaminada por fezes de seres humanos infectados e outros animais, se torna um reservatório para diversos patógenos, especialmente para aqueles que causam doenças gastrintestinais. (TORTORA et al,2005)
A transmissão de agentes de doenças através da água é chamada transmissão por veículo, e geralmente ocorre devido a contaminação por esgotos não tratados ou indevidamente tratados. (TORTORA et al, 2005)
A água adequada para o consumo humano recebe tratamento específico que inclui várias etapas, dentre elas destacamos a filtração, onde as partículas e os microrganismos ficam retidos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Virus por veiculação hidrica
  • Doenças de Veiculação Hídrica
  • Doenças de Veiculação Hídrica
  • doenças de veiculação hidrica
  • Doenças de veiculação hídrica
  • Doenças de Veiculação Hídrica
  • DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HIDRICAS
  • Doenças causadas por Vírus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!