Doenças de pele

Páginas: 9 (2049 palavras) Publicado: 28 de fevereiro de 2013
1. O QUE É HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença crônica, também conhecida como lepra. Se uma área da pele apresenta queda dos pêlos, manchas brancas ou avermelhadas está ressecada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular.
1.2 QUAIS AS CAUSAS
A doença pode causar dano à pele e os nervos, e as manchaspodem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas e pés) e o rosto.
Assim que uma mancha com essas características for notada, você deve procurar um dermatologista. Isso porque a hanseníase TEM cura, mas quando não há tratamento a doença pode causar deformidades, principalmente, nas mãos e pés.
A hanseníasepode ser transmitida pelo contato com uma pessoa sem tratamento, através das vias respiratórias. Entretanto, a maioria das pessoas não adoece quanto tem contato com a bactéria porque têm uma resistência natural para combater a doença.

Uma pessoa infectada pode ficar de 2 a 5 anos sem apresentar nenhum sintoma da doença...

1.3 TRATAMENTO
O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamentepelo Governo a todos os doentes. O tratamento é chamado de Poli quimioterapia (PQT), porque é composto por dois ou três medicamentos. O tratamento pode durar de 6 a 24 meses, dependendo de cada caso.

2. O QUE É PSORÍASE
A Psoríase é uma estressante doença crônica de pele, caracterizada por manchas espessas de coloração vermelha e áreas escamosas chamadas placas.
A cada 28 ou 30 dias, a pelese renova com a formação, na sua camada inferior, de novas células, que ao amadurecer, sobem para a camada superior da pele ao longo de um período de 30 dias. Com a Psoríase, o processo de renovação se acelera e as células com padrão psoriasiforme podem se desenvolver e atingir a superfície da pele em apenas três a cinco dias. Enquanto as células normais se soltam despercebidas, as célulasepiteliais da Psoríase se acumulam e formam as lesões características da doença, escamosas e com relevos, ou placas. A Psoríase pode ocorrer em qualquer parte do corpo, ainda que cotovelos, joelhos e couro cabeludo sejam os locais mais comuns.
A Psoríase pode limitar-se a pequenas áreas do corpo ou então recobrir áreas grandes ou moderadas da pele. Sua classificação vai de moderada a severa.
Fotospsoríase:

Ç
2.1 A CAUSA DA PSORÍASE
A causa da Psoríase não é completamente compreendida. Entretanto, existem fortes evidências de que o processo de renovação acelerada das células é provocado pelo excesso de produção de uma substância conhecida como fator de necrose tumoral alfa, ou TNF-alfa. O TNF-alfa está envolvido no controle do processo inflamatório e, em quantidades normais, podeajudar o organismo a combater infecções e a se auto reparar.
Acredita-se que os portadores de Psoríase tenham uma pré-disposição genética para a doença, que pode também ter sido ativada por fatores ambientais. Os fatores de ativação podem incluir stress, infecção por certos tipos de vírus e bactérias, ferimentos na pele ou reação a determinados medicamentos.

2.2. TRATAMENTO PSORÍASE:
Otratamento da psoríase vai depender do quadro clínico apresentado, podendo variar desde a simples aplicação de medicações tópicas nos casos mais brandos até tratamentos por via oral, subcutâneo ou intravenoso em casos mais graves e extensos.
Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a psoríase, mas existe o controle clínico da doença. Se você suspeita de psoríase procure um dermatologista·Opções em caso de psoríase leve (via tópica)
Corticoides
Trata-se geralmente da primeira medida tomada pelo médico em caso de psoríase leve. O médico prescreve então cremes ou loções com cortisona e derivados. Observamos que existem diferentes “forças” de corticoides. O seu médico ou farmacêutico lhe informará sobre os cremes à base de cortisona e derivados. Ressaltamos também que não se deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças da pele
  • Doenças de pele
  • Doença de pele
  • doencas de pele
  • DOENÇAS DE PELE
  • Doenças de pele
  • Doenças da Pele
  • Doenças da Pele

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!