Doenças de pele

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Epidermólise Bolhosa
A epidermólise bolhosa é uma doença genética de pele, caracterizada pela formação de bolhas na pele e mucosas devido a uma fricção da pele ou mínimo traumatismo, como retirar um band-aid por exemplo. Nos indivíduos que sofrem com esta doença, a pele é muito sensível e se lesiona facilmente, formando bolhas, que são muito dolorosas e que depois desaparecem sem deixarcicatrizes.A dermatite bolhosa não é contagiosa, não tem cura e o seu tratamento poderá ser feito de forma a prevenir a formação das bolhas.
Tipos de epidermólise bolhosa

Os tipos de epidermólise bolhosa são:

Epidermólise bolhosa simples: caracterizada por formação de bolhas devido ao descolamento da região intraepiderme;
Epidermólise bolhosa distrófica: caracterizada pela formação de bolhasdevido ao descolamento da região intraderme;
Epidermólise bolhosa juncional: caracterizada pela formação de bolhas devido ao descolamento da região entre a epiderme e a derme.
Tratamento para epidermólise bolhosa

O tratamento da epidermólise bolhosa é inespecífico, sendo baseado na prevenção das lesões. Algumas boas dicas para evitar o surgimento de novas bolhas são:

Usar roupa de algodão;Retirar etiquetas de todas as roupas;
Usar roupas íntimas viradas ao contrário para evitar o contato do elástico com a pele;
Usar sapatos leves e suficientemente largos para usar confortavelmente meias sem costura, para não lesionar a pele;
Ter muito cuidado ao secar-se com toalhas após o banho, pressionando suavemente a pele com uma toalha macia;
Para retirar curativos, é recomendadoaplicar vaselina em abundância na região e não forçar a sua retirada;
Se as roupas eventualmente colarem na pele, deixar a região embebida em água até que a roupa solte sozinha da pele;
Dormir com meias e luvas para evitar lesões que possam ocorrer durante o sono.
Para tratar as bolhas existentes, por vezes pode ser necessário recorrer ao uso de antibióticos, a fim de evitar infecções, mas sempresob orientação médica.
A aplicação do botox nos pés parece ser eficaz para prevenir bolhas nesta região, e a gastrostomia é indicada para os indivíduos que não conseguem se alimentar adequadamente devido ao aparecimento das bolhas na boca e esôfago.
Os sintomas da epidermólise bolhosa são:
Surgimento de bolhas na pele ou mucosas ao mínimo traumatismo;Pode haver comprometimento ou ausência dasunhas, diminuição ou ausência de cabelo e diminuição do suor ou suor exagerado.Os olhos também podem ser afetados pela formação de bolhas, o que, quando se torna frequente, pode afetar a visão.O diagnóstico da epidermólise bolhosa pode ser feito através de exames, como a biópsia da pele e o exame de imunofluorescência ou microscopia eletrônica, que devem ser solicitados pelo médicodermatologista.



Melanoma Maligno

Melanoma maligno é um câncer de pele grave, por produzir metástases com rapidez. O melanoma maligno atinge os melanócitos, que são as células que dão cor à pele, podendo afetar as áreas do corpo expostas ou não ao sol.

Melanoma maligno tem cura
O melanoma maligno tem cura quando ainda não é metastático, por isso é importante que o paciente que tenha tido melanomaassim como seus parentes diretos façam exames de rastreio no dermatologista anualmente para evitar a evolução maligna de alguma lesão da pele.
Este tipo de câncer de pele pode ocorrer em jovens e adultos de todas as idades e raças e atingir além da pele as mucosas da vagina, esôfago, ânus ou intestinos e também os olhos, neste caso chamado melanoma orbital.
Tratamento do melanoma maligno

Otratamento do melanoma maligno é diferenciado de acordo com o estadiamento da lesão.

O tratamento do melanoma maligno graus I e II se dá com cirurgia para retirada da lesão, para que seja evitado um possível retorno da doença naquele local da pele. Após a intervenção cirúrgica no local, novos exames deverão ser solicitados a fim de identificar novas lesões, e caso haja metástases na região...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças da pele
  • Doenças de pele
  • Doença de pele
  • doencas de pele
  • DOENÇAS DE PELE
  • Doenças da Pele
  • Doenças de pele
  • Doenças da Pele

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!