Doenças de notificaçao compulsoria

Páginas: 4 (891 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
Introduçao

Doenças de notificaçao compulsoria

È um registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Para aconstruir o Sistema de Doenças de Notificação Compulsória (SDNC), cria-se uma Lista de Doenças de Notificação Compulsória (LDNC), cujas doenças são selecionadas através de determinados critérios como:magnitude, potencial de disseminação, transcedência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle, compromisso internacional com programas de erradicação, etc. Devido as alterações no perfilepidemiológic[->0]o, a implementação de outras técnicas para o monitoramento de doenças[->1], o conhecimento de novas doenças ou a re-emergência de outras, tem a necessidade de constantes revisõesperiódicas na LDNC no sentido de mantê-la atualizada.!


Acidente por animal peçonhento
Animais peçonhentos são aqueles que produzem algum tipo de substância tóxica (veneno) que éinoculado nas vítimas pela picada[->2]. Vários desses animais apresentam dentes com orifícios por onde o veneno passa no momento da picada. Entre os animais peçonhentos mais conhecidos destacam-seas cobras[->3].

Notificaçao compulsoria de casos

Sinais e sintomas
A ação proteolítica do veneno causa, imediatamente após a picada, dor de forte intensidade,acompanhada de inchaço e sangramento. Com a evolução do quadro, surgem bolhas e áreas de necrose e formação de abcessos. São comuns sangramentos em gengivas, olhos e ouvidos e alteração nos exames decoagulação.São conseqüência da ação neurotóxica do veneno que inclui diplopia (visão dupla), ptose palpebral (paralisia dos músculos[->4] que elevam a pálpebra que faz com que ela fique caída), dilataçãodas pupilas e dores musculares. Com a evolução do quadro, surgem urina escura (secundária à hemólise - destruição dos glóbulos vermelhos) e insuficiência renal aguda.
Tipo de precauçao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças de notificação compulsória
  • Doenças notificacao compulsoria
  • Doenças de notificação compulsória
  • Doenças de Notificação Compulsória em Equinos
  • DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
  • doenças de notificação compulsoria
  • Doenças de Notificação Compulsória
  • Estudo de caso – doenças de notificação compulsória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!