Doenças de caps

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Alcoolismo
O uso de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto a própria humanidade. Beber moderada e esporadicamente faz parte dos hábitos de diversas sociedades. Determinar o limite entre o beber social, o uso abusivo ou nocivo de álcool e o alcoolismo(Síndrome de dependência do álcool ) é por vezes difícil , pois esses limites são tênues, variam de pessoa para pessoa e de culturapara cultura
Consequências físicas do alcoolismo
Podem afetar todos os órgãos do organismo, o aparelho gastro é particularmente atingido. Podem ocorrer gastrites, ulceras, inflamação do esôfago, pancreatite, as lesões no fígado podem levar a cirrose. Outros aparelho atingidos são o cardiocirculatório (podendo ocorrer pressão alta, infarto do miocárdio ) , o sistema nervoso(epilepsia, lesões em nervos periféricos ) e o geniturinário (impotência ). Podem ocorrer também doenças devido a deficiências de vitaminas e alterações no sangue. O uso de álcool por mulheres gravidas pode levar a malformações no feto com retardo mental , malformações no coração, membros, crânio e face (Síndrome fetal do alcool ).
Consequências psíquicas do alcoolismo
A pessoapode ficar agitada falante, eufórica, com incoordenação motora, rubor facial. Por vezes o quadro de embriaguez é acompanhado de um esquecimento dos fatos ocorridos durante a embriaguez. Algumas pessoas ficam embriagadas com doses muito pequenas de bebidas alcoólicas- este quadro é denominado intoxicação patológica ou idiossincrática.

Tratamento
É bastante complexo e depende do tipo dequadro que o paciente apresenta. Em termos genéricos, o primeiro passo é evidentemente a conscientização do problema e a interrupção total do uso de bebidas alcoólicas (abstinência). A chamada ‘’desintoxicação’’ pode ser feita em casa ou, em casos mais graves, em hospital, mas sempre sob cuidado medico. Nesse período é feito também a avaliação e o tratamento dos danos físicos e mentaisdecorrentes do álcool. Após a recuperação inicial, segue-se a manutenção da abstinência. A maioria dos trabalhos mostra que a abstinência deve ser total e completa. Uma bebidinha de vez em quando abre caminho novamente para a dependência na grande maioria dos casos . Assim é preciso muito esforço e muito apoio para que a pessoa fique distante das bebidas alcoólicas e de outros produtos quecontem álcool.
Depressão
A tristeza é dos sentimentos humanos o mais doloroso. Todos nos tomamos contato com ela em algum momento de nossas vidas. A tristeza passageira, a ‘’fossa ‘’ou’’ baixo astral’’, o’’ estar down ‘’ fazem para da vida , são superados após algum tempo. O luto, após a perda de um ente querido, manifesta-se por um sentimento de tristeza e vazio e também é superado com ocorrer do tempo. Devem-se distinguir a tristeza e o luto normais da depressão.
A depressão é uma doença, como outra doença qualquer , que se caracteriza por uma profunda e duradoura, além de outros sintomas e que dispõe hoje de tratamentos modernos para alivio do sofrimento que acarreta. A depressão é uma doença bastante comum. A cada ano, uma em cada vinte pessoas apresenta depressão.As chances de alguém ter uma depressão ao longo da vida são de cerca 1 5 %. Ela se manifesta mais frequentemente nos adulto, embora possa ocorrer em qualquer faixa de idade, da criança ao idoso. É mais frequente nas mulheres do que nos homens. Os principais sintomas da depressão são: tristeza profunda e duradoura (em geral mais que duas semanas), perda do interesse ou prazer ematividades que antes eram apreciadas, sensação de vazio, falta de energia , apatia, desanimo, falta de vontade para realizar tarefas perda de esperança pensamentos negativos pessimistas de culpa ou auto- devalorização .
A causa ñ é conhecida mas sabemos q tem vários fatores biológicos e psicológicos podem contribuir para seu aparecimento em algumas pessoas a hereditariedade tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doenças mentais no caps
  • Resenha cap 1
  • Resumo do Cap. 2 Livro Cultura, Saúde e Doença
  • SAÚDE, DOENÇA MENTAL E SERVIÇOS DE SAÚDE NA VISÃO DE ADOLESCENTES E SEUS CUIDADORES
  • Caps
  • caps
  • CAP
  • Cap

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!