Doenças Causadas por Vírus

Páginas: 12 (2765 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Matéria: Biologia


Doenças causadas por vírus

Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Juntamente com a varicela, rubéola, eritema infeccioso e roséola, o sarampo é muito comum na infância.
É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após ainfecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.
A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, osarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação.

Transmissibilidade
O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.
É espalhada pela tosse, espirros, beijos, pelas gotículas que saem quando se fala e qualquer outra formade contato com fluidos do nariz de uma pessoa infectada e boca, diretamente ou através de objetos (como copos e talheres). É altamente contagiosa, 90% das pessoas que ainda não possuem imunidade são contaminadas caso compartilhem o mesmo ambiente com uma pessoa infectada por algumas horas por dia (casa, creche, escola, trabalho…). O período contagioso começa 2-4 dias antes do aparecimento dasmarquinhas pelo corpo e continua até 2-5 dias após o início delas (Infectividade de quatro a nove dias no total).

Prevenção
A prevenção é feita por vacinas. Geralmente a criança nasce com algumas células de defesa da mãe protegendo-a e toma a primeira dose de vacina entre o primeiro e o segundo ano de vida, e a segunda dose entre os quatro e os cinco anos. Caso alguma criança seja identificada coma doença é recomendado que todos indivíduos não vacinados da região tomem a vacina imediatamente e os indivíduos contaminados fiquem de repouso em casa longe dos que não tenham a imunidade.
Quando não ocorrem complicações, o doente fica curado em 15 dias, o risco de transmissão se torna nulo apenas depois de 10 dias. Antes disso é recomendado evitar aglomerações.
Mais de 95% das mortes porsarampo ocorrem em países subdesenvolvidos com sistemas de saúde deficientes,apesar da vacina ser barata, segura e muito eficaz.


Sinais e Sintomas
No Período Prodrômico: Corresponde ao período de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas com base no qual o diagnóstico pode ser estabelecido, alguns dos sintomas possíveis são:

Coriza,
Mal estar geral,Febre alta,
Infecções de garganta,
Infecção no nariz,
Aversão a luz,
Conjuntivite,
Tosse com catarro,
Dificuldade de ingestão e;
Sinal de Koplik (pequenos pontos brancos rodeados de uma zona vermelha, que se agrupam na mucosa interna das bochechas).

Período Exantemático: Ocorre piora dos sintomas do período prodrômico, e as complicações podem incluir:

Erupções cutâneas por todo corpo,Secreções aumentadas nas vias respiratórias superiores,
Elevada produção de muco nos pulmões,
Voz rouca,
Faringe e boca inflamadas.
Período descamativo: nesse período as manchas escurecem e surge a descamação fina, febre e tosse diminuem sensivelmente.




Possíveis complicações:

Conjuntivite intensa,
Pneumonia
Infecção no ouvido
Diarreia
Encefalite

Tratamento
Pacientes comsarampo devem descansar, beber bastante água e sucos, ter uma alimentação saudável rica em vitaminas, limpar os olhos com água morna, tomar antitérmicos caso tenham febre alta e evitar coçar as manchas para não deixar feridas e cicatrizes.
O consumo de vitamina A ajuda a proteger crianças com menos de dois anos de complicações nos olhos e diminui a mortalidade. Beber soro fisiológico ajuda a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças causadas por virus
  • Doenças causadas por vírus
  • Doenças Causadas por vírus
  • Doenças causadas por virus
  • Doenças causadas pelos vírus
  • doenças causadas por vírus
  • Doenças causadas por virus
  • doenças causadas por vírus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!