Doenças Causadas por vírus

Páginas: 25 (6170 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
Doenças causadas por Vírus
AIDS:
Agente Etiológico : HIV é um retrovírus com genoma RNA, da Família Retroviridae (retrovírus) e subfamília Lentivirinae. Pertence ao grupo dos retrovírus citopáticos e não-oncogênicos que necessitam, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA viral para uma cópia DNA, que pode, então, integrar-se aogenoma do hospedeiro.
Sintomas : o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 3 a 6 semanas. E o organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidoscom os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido.
A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Mas que não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças, pois os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamadode assintomático.

Transmissão : Pode ser transmitida das seguintes formas :sexual; sanguínea (em receptores de sangue ou hemoderivados e em usuários de drogas injetáveis, ou UDI); e vertical (da mãe para o filho, durante a gestação, parto ou por aleitamento).
Tratamento e prevenção: O tratamento da AIDS é feito com um coquetel de medicamentos, que fortalecem o sistema imune e combatem ovírus ao mesmo tempo. O coquetel, assim como todos os exames, são fornecidos gratuitamente pelo governo. Alguns exemplos de medicamentos contra a AIDS são: Etravirina,Tipranavir,Tenofovir,Lamivudina e Efavirenz. Para evitar a transmissão da aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas elíquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão. Além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV-positivas) devem usar antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical e evitar amamentar seus filhos.
Gripe:
Agente Etimológico: A doença é causada pelos vírus Influenza da família dos Ortomixovirus. São vírus RNA de hélice única quesubdividem-se em três tipos: A, B e C, de acordo com sua diversidade antigênica. Os dois primeiros, principalmente os vírus influenza A, são altamente transmissíveis e mutáveis, causando maior morbidade e mortalidade e, por isto, merecem destaque em saúde pública. 
Sintomas: Os principais sintomas da gripe são: Febre alta (acima de 39°C em 65% dos casos)dores musculares; prostração (mal-estar, sensação defraqueza)Podendo vir acompanhados de: Tosse; dor de garganta; dor de cabeça; coriza

Transmissão: Contaminação Direta
Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa.
Contaminação Indireta
Menos frequentemente, a doença se dissemina pelo toque (mão contaminada com o vírus) do doente emobjetos ou na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz, se contamina.

Tratamento e prevenção : A vacina contra gripe
A vacina contra gripe (influenza) possui eficácia de até 90% em pessoas sadias. Ou seja, a cada 10 pessoas vacinadas, de 7 a 9 não terão gripe, enquanto pelo menos 1 pode apresentar a infecção, neste caso com os sintomas geralmente mais brandos. Alimentaçãobalanceada e saudável; ingestão de líquidos, preferencialmente não muito gelados; dormir pelo menos oito horas por dia; e prática regular de exercícios - medidas necessárias para manter-se saudável e com o sistema imunológico ativo, evitando incidências de gripes e uma gama de outras doenças. Além destas medidas, vale ressaltar:
• Sempre lavar as mãos com água e sabão;
• Evitar aglomerados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças causadas por virus
  • Doenças causadas por vírus
  • Doenças causadas por virus
  • Doenças causadas pelos vírus
  • doenças causadas por vírus
  • Doenças causadas por virus
  • doenças causadas por vírus
  • Doenças Causadas por virus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!