Doenças causadas por nematóides na cultura do pessegueiro texto

Páginas: 15 (3520 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Doenças causadas por nematóides na cultura do pessegueiro
    Os nematóides fitoparasitas prejudicam as plantas devido à sua ação nociva sobre o sistema radicular que, por sua vez, afeta a absorção e a translocação de nutrientes, alterando a fisiologia e nutrição da planta. Esses organismos também podem predispor a planta a doenças e a estresses ambientais, ou mesmo, atuarem como vetores deoutros patógenos.
     Já foram relatadas mais de 30 espécies de nematóides fitoparasitas em plantas de pessegueiro, destacando-se como mais importantes,Meloidogyne spp., Mesocriconema spp., Xiphinema spp. e Pratylenchus spp. Esses nematóides podem reduzir o vigor e produção do pomar e, ocasionalmente, em conjunto com outros fatores, causarem a morte da planta. Nos Estados Unidos as perdas causadaspor fitonematóides em pessegueiro foram estimadas em 15%, nas condições brasileiras, até o presente momento, não se dispõe de dados.
Nematóide das galhas - Meloidogyne spp.
Nematóide anelado - Mesocriconema spp.
Outros nematóides
Nematóide das galhas - Meloidogyne spp.

     Os nematóides do gênero Meloidogyne apresentam grande diversidade de hospedeiros alternativos e ocorrem nas mais variadasregiões do globo, causando prejuízos em diferentes culturas. As principais espécies prejudiciais ao pessegueiro são: M. javanica, M. incoginta, M. arenaria e M. hapla. Em levantamentos nematológicos realizados recentemente em pomares de pessegueiros, detectou-se, em maior frequência, a ocorrência das espécies M. javanica e M. incoginta no Rio Grande do Sul, e M. incoginta, em Minas Gerais.Sintomatologia: O principal sintoma é a presença de galhas nas raízes da planta (Figura 1). Estas galhas são malformações ou engrossamentos do sistema radicular causadas pelo parasitismo do nematóide, funcionando como um dreno de nutrientes em favor à nutrição do verme. As plantas afetadas apresentam sinais de enfraquecimento, baixa produção, desfolhamento precoce e declínio prematuro, podendo ocorrer,ocasionalmente, a morte da planta, sendo os sintomas potencializados sob condições de seca.
Ciclo de vida: Inicialmente, juvenis de segundo estágio J2 de Meloidogyne sp. penetram nas raízes do pessegueiro e estabelecem um sítio de alimentação na região do cilindro central da raiz. Com o desenvolvimento do nematóide, os J2 diferenciam-se em machos e fêmeas. Os machos, adultos, abandonam a o sistemaradicular, e, as fêmeas, permanecem no interior das raízes, alimentando-se como endoparasitas sedentárias, até o final do seu ciclo, induzindo a formação de galhas (Figura 1). Durante o desenvolvimento da fêmea de Meloidogyne spp., são colocados aproximadamente, 500 ovos. Estes são depositados em uma matriz gelatinosa externa às raízes, dos quais eclodem os J2, que reinfestam o sistema radicular dopessegueiro. O ciclo de vida do nematóide das galhas é de aproximadamente quatro semanas, podendo prolongar-se sob condições de temperatura mais favoráveis. Temperaturas inferiores a 20 oC ou superiores a 35 oC e condições de seca ou de encharcamento do solo afetam o desenvolvimento e a sobrevivência do nematóide. Geralmente, o pessegueiro sofre mais danos pelo nematóide em solos arenosos do que emsolos de textura mais fina.

Fig. 1. Raízes de pessegueiro apresentando galhas causadas por Meloidogyne javanica em solo altamente infestado. (Foto C. B. Gomes)

Controle: A principal medida de controle constitui-se no plantio de mudas isentas de Meloidogyne spp. Antes do plantio, é recomendável que se faça uma amostragem de solo da área para análise nematológica em laboratório especializado. Nocaso de detecção de nematóides prejudiciais ao pessegueiro, deve-se proceder a rotação de culturas na área infestada por, no mínimo, dois anos consecutivos, ou realizar a desinfestação do viveiro com um nematicida anteriormente ao plantio. A produção de mudas em viveiro deve ser realizada em locais isentos de nematóides, uma vez que plantas contaminadas são importantes agentes de disseminação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura do pessegueiro
  • doença causadas
  • Controle de nematoides na cultura do inhame
  • Doenças Causadas por Drogas
  • Doenças Causadas Pelo Sistema Nervoso
  • doenças causadas por protozoarios
  • Doencas causadas por protozoarios
  • Doenças causadas por virus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!