Doenças causadas por bactérias

Páginas: 6 (1308 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Curso Técnico em Meio Ambiente



Microbiologia



Doenças















Leptospirose
O que é? 
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
Quais os sintomas? 
Osprincipais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas podem também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas graves geralmente aparece icterícia (pele e olhos amarelos) e há a necessidade de internação hospitalar.
Tratamento ?
O tratamento é baseado no uso de medicamentos e outras medidas de suporte, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomasapresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam ser internados. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença.
Como se prevenir? 
Medidas ligadas ao meio ambiente: obras de saneamento básico (abastecimento de água, lixo e esgoto), melhorias nas habitações humanas e o controle de roedores.

Evitar o contato com água ou lama de enchentese impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
Combate aos ratos: acondicionamento e destino adequado do lixo, armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d´água, vedação de frestas eaberturas em portas e paredes, etc. O uso de venenos raticidas (desratização) deve ser feito por técnicos devidamente capacitados.

Hanseníase
A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causardeformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
Qual o microrganismo envolvido?

Mycobacterium leprae, também conhecido como bacilo de Hansen é um parasita intracelular obrigatório que apresenta afinidade por células cutâneas (pele) e por células dos nervos periféricos.
Quais os sinais e sintomas?

 Manchas esbranquiçadas,avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;
 Área de pele seca e com falta de suor;
Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas;
Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade;
Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber.Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
Úlceras de pernas e pés.
Febre, edemas e dor nas juntas.
Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz;
Ressecamento nos olhos;
Mal estar geral, emagrecimento;
Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas,nádegas e pernas
Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas.
Como se transmite?

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis. O bacilo deHansen tem capacidade de infectar grande número de pessoas, mas poucas pessoas adoecem, porque a maioria apresenta capacidade de defesa do organismo contra o bacilo.
A hanseniase não transmite por:
Meio de copos, pratos, talheres, portanto não há necessidade de separar utensílios domésticos da pessoa com hanseníase.
Assentos, como cadeiras, bancos;
Apertos de mão, abraço, beijo e contatos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças causadas por bacterias
  • Doenças Causadas por Bactérias
  • Doenças causadas por bactérias
  • Doenças Causadas por Bacterias
  • doenças causadas por virus e bacterias
  • Doenças causadas por vírus e bactérias
  • Doenças Causadas por Bactérias
  • DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!