Doenças causadas por bactérias

Páginas: 13 (3150 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
Botulismo: O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.
Modo de transmissão: O botulismo é adquirido através da ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulínica. Nos produtos alimentícios preparados ou conservados pormétodos que não destroem os esporos do Clotridium botulinun, ocorre a formação das toxinas.
Sintomas: Pode estar acompanhado, inicialmente, de diplopia, boca seca, disfagia, disfonia e fraqueza muscular progressiva, que evolui para paralisia respiratória. Tremores e vômitos também podem aparecer. O botulismo do lactente atinge, principalmente, menores de 1 ano, e, ocasionalmente adultos;caracteriza-se por tremores, hipotonia , inapetência, disfagia e pode evoluir para insuficiência e parada respiratórias.
Prevenção: É importante não consumir alimentos que estejam em latas com tampas estufadas ou com odor rançoso. As pessoas que preparam enlatados e conservas caseiras devem conhecer as técnicas de conservação: tempo, preparo e temperatura adequada para destruição dos esporos do bacilo dobotulismo.
Tratamento: O paciente deverá ser encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo, para tratar a insuficiência respiratória aguda e receber tratamento suporte às complicações. Quando disponível, poderá ser utilizada a antitoxina botulínica trivalente. Seu uso não é recomendado em crianças.
Brucelose: A via mais freqüente de transmissão é o trato gastro-intestinal, mas infecções via tratorespiratório, trato genital, conjutivas e pele também podem ocorrer.
Modo de transmissão: A forma de transmissão mais comum é a ingestão ou inalação de aerossóis provenientes de material abortado ou de secreções de abortamentos.
Sintomas: Os sintomas de brucelose aparecem entre cinco e trinta dias após ter tido contato com a bactéria; manifesta-se como uma gripe, com febre intermitente eirregular de duração variável, dor de cabeça, fraqueza, suores profusos, calafrios, dores abdominais, perda de peso e dores musculares e articulares gerais. São característicos os picos de febre pela tarde.
Prevenção: Pode-se prevenir a brucelose não consumido leite e derivados que não foram pasteurizados. Não há vacina disponível para a brucelose.
Tratamento: a doença é tratada com o uso deantibióticos como doxiciclina, gentamicina, ou cotrimoxazole, durante pelo menos um mês.
Coqueluche: doença bacteriana que atinge o sistema respiratório.
Modo de transmissão: Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, através de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ser transmitida pelo contato com objetoscontaminados com secreções do doente.
Sintomas: A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocamdificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum.
Prevenção: Quanto à prevenção, o uso precoce da vacina é imprescindível. Em crianças, ela é distribuída gratuitamente em postos de saúde e é feita em três doses e dois reforços, mantendo a imunização por aproximadamente dez anos.
Tratamento: O tratamento deve ser feito soborientação médica e consiste basicamente no uso de antibióticos.
Cólera: Causada pela bactéria Vibrio cholerae, é uma doença com grande facilidade de dissipação.
Modo de transmissão: Sua transmissão é diretamente dos dejetos fecais de doentes por ingestão oral, principalmente em água contaminada.
Sintomas: diarreias agudas de aspecto semelhante à água de arroz, vômitos e, em casos mais acentuados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças causadas por bacterias
  • Doenças Causadas por Bactérias
  • Doenças causadas por bactérias
  • Doenças Causadas por Bacterias
  • doenças causadas por virus e bacterias
  • Doenças causadas por vírus e bactérias
  • Doenças Causadas por Bactérias
  • DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS E PROTOZOÁRIOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!