Doenças causadas por: bactéria/virus e protozoario

Páginas: 70 (17328 palavras) Publicado: 30 de março de 2012
DOÊNÇAS, CAUSAS, TRATAMENTOS E PREVENÇÃO.

Doença causada por Vírus

1- A bronquite,
É uma inflamação dos brônquios causada, geralmente, por uma infecção. No entanto, a bronquite pode ser grave em pessoas com doenças crônicas que sofrem de afecções cardíacas ou pulmonares e também em pessoas de idade avançada.

Causas

PODE SER CAUSADAS POR VÍRUS, BACTÉRIAS E, ESPECIALMENTE, POR GÉRMENESSEMELHANTES ÀS BACTÉRIAS, COMO MYCOPLASMA PNEUMONIA E CHLAMYDIA.

Sintomas e diagnóstico

MUITAS VEZES, A BRONQUITE INFECCIOSA COMEÇA COM OS SINTOMAS DE UM RESFRIADO COMUM: NARIZ QUE PINGA, CANSAÇO, CALAFRIOS, DORES NAS COSTAS E NOS MÚSCULOS, FEBRE LIGEIRA E INFLAMAÇÃO DA GARGANTA. O SINTOMA DA TOSSE ASSINALA, GERALMENTE, O COMEÇO DA BRONQUITE. NO INÍCIO, A TOSSE É SECA E PODE CONTINUAR ASSIM, MAS, COMFREQÜÊNCIA, AO FIM DE UM OU DOIS DIAS A PESSOA EXPECTORA PEQUENAS QUANTIDADES DE EXPECTORAÇÃO BRANCA OU AMARELADA. MAIS TARDE, PODE EXPULSAR MUITO MAIS EXPECTORAÇÃO, QUE PODE SER DE C
or amarela ou verde. Em pessoas com bronquite grave pode aparecer febre elevada durante 4 ou 5 dias, ao fim dos quais os sintomas melhoram. No entanto, a tosse pode persistir durante várias semanas. Quando as viasaéreas inferiores estão obstruídas, a pessoa pode sentir falta de ar. Também são freqüentes os sibilos, especialmente depois de tossir. Pode desenvolver-se uma pneumonia.
Habitualmente, o diagnóstico de bronquite baseia-se nos sintomas, especialmente no aspecto da expectoração. Se os sintomas persistirem, é necessário efetuar uma radiografia do tórax para se ter a certeza de que a pessoa não evoluiupara uma pneumonia.

Tratamento

OS ADULTOS PODEM TOMAR ASPIRINA OU PARACETAMOL PARA BAIXAR A FEBRE E ALIVIAR O MAL-ESTAR, MAS AS CRIANÇAS DEVEM TOMAR SOMENTE PARACETAMOL. RECOMENDA-SE O REPOUSO E A INGESTÃO ABUNDANTE DE LÍQUIDOS.
Os antibióticos administram-se as doentes com sintomas de bronquite produzidos por uma infecção bacteriana (no caso de uma expectoração com expectoração de cor amarela ouverde e febre alta) e a doentes que já sofrem de uma doença pulmonar. Os adultos podem tomar trimetoprim/sulfametoxazol, tetraciclina ou ampicilina.
Administra-se, com freqüência, eritromicina quando se considera a possibilidade de uma pneumonia por Mycoplasma.
Nas crianças, a amoxicilina é o fármaco preferido habitualmente. Os antibióticos não são úteis em infecções víricas. Uma cultura daexpectoração pode indicar a necessidade de outro tipo de antibiótico quando os sintomas forem persistentes ou recorrentes ou quando a bronquite for muito grave.

2- Raiva

A raiva é uma infecção viral do tecido cerebral que causa irritação e inflamação deste e da espinhal medula.
O vírus da raiva está presente na saliva dos animais infectados. Um animal com raiva transmite a infecção a outros animaisou aos humanos ao morder-lhes ou, por vezes, ao lambê-los. A partir do ponto de inoculação inicial o vírus desloca-se através dos nervos até à espinal medula e ao cérebro, onde se multiplica. Em seguida, desce pelos nervos para as glândulas salivares, onde se instala.
Diferentes animais podem transmitir a raiva aos humanos. Embora a fonte habitual de infecção dos humanos sejam os cães, também osgatos, os morcegos, os texugos, as doninhas, as raposas e outros animais podem ser responsáveis pelo contágio. Não são freqüentes os ratos, as ratazanas e outros mamíferos pequenos transmitirem a raiva, em parte porque a mordedura de outro animal lhes é habitualmente mortal. Nos países desenvolvidos, a vacinação eliminou, em grande medida, a raiva nos cães. Contudo, continua a ser bastantefreqüente na maioria dos países da América Latina, África e Ásia, onde os animais de estimação nem sempre estão vacinados contra a referida doença. Os animais infectados podem ter uma raiva furiosa ou muda. Na raiva furiosa, o animal está agitado e apresenta um comportamento anormal; posteriormente fica paralisado e morre. Na raiva muda, é a paralisia localizada ou generalizada que predomina desde o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários
  • Doenças causadas por vírus , bactérias e protozoarios
  • Doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários.
  • doencas causadas por virus, bacterias e protozoarios
  • Doenças causadas por vírus, bactéria e protozóarios
  • PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS, FUNGOS, PROTOZOARIOS E VIRUS
  • Anatomia, doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos
  • PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS, FUNGOS, PROTOZOARIOS E VIRUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!