Doenças: cancer, peneumonia e etc e seus agentes causadores

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
Pneumonia
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Agentes causadores: bactérias chamadas de Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo) eMycoplasma pneumoniae e também fungos e por reações alérgicas.
Vírus: Haemophilus influenzae

Câncer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Bactérias: para cada tipo câncer existe uma bactéria especificas.
Agentescausadores: iniciadores e promotores.

Raiva

Raiva é uma infecção viral mortal que é transmitida principalmente por animais infectados. A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo através de uma mordida ou pela pele rachada.
Agente causadores: cachorro, morcegos e guaxinins e animais selvagens como Raposas e Gambás.
Vírus: Lyssavirus.

Rubéola

Rubéola é uma doençainfecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
Agente causador: Togavírus
Vírus: Rubella vírus

Tuberculose

A tuberculose é uma doençainfecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão é direta: ocorre de pessoa para pessoa via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso, sendo maior o risco de transmissão durante contatos prolongados em ambientes fechados e com poucaventilação.
Agente causador: Bactéria que afeta os pulmões.
Bactéria: Mycobacterium tuberculosis

Anemia
Anemia é o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulosvermelhos). Anemia é uma doença desenvolvida pelo próprio corpo. Não é causada nem por vírus nem por bactéria.

Agente causador: redução dos glóbulos vermelhos

Rancor
É uma raiva grande com a decepção que a pessoa nunca consegue perdoar , e sempre que vê o autor da decepção se lembra e não perdoa mesmo , pessoas rancorosa são orgulhosas e morrem com o rancor .

Cisticercose
Acisticercose é uma parasitose causada pela ingestão de água ou de alimentos como legumes, frutas ou verduras contaminados com os ovos da Tênia.
Agente causador Cysticercus cellulosae
Caxumba
 A caxumba é uma doença viral caracterizada pelo inchaço das glândulas salivares. O período de incubação, desde a exposição até o aparecimento dos sintomas
Virus :  Paratmyxovirus
Difteria
A difteria, tambémdenominada crupe, é uma doença infectocontagiosa caracterizada pela presença de uma pseudomembrana cinza-esbranquiçada no local da infecção.
Bacteria : Corynebacterium diphtheriae
Encefalite
A encefalite é uma inflamação do cérebro desencadeada pela presença de um agente infeccioso, habitualmente um vírus. Quando esse microrganismo agride diretamente o tecido cerebral, diz-se que essaencefalite é por invasão direta.
Virus : Carrapatos e mosquitos
Faringite
Os sintomas são mais comuns no inverno, época em que o ar seco e aglomeração maior de pessoas em ambientes fechados facilitam a entrada de vírus e bactérias pelas vias aéreas.
Bacteria : staphilococcus aureus
Gripe
Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Agentes causadores de doenças profissionais
  • Doenças transmissíveis, vírus causador, etc..
  • AGENTES PATOGÊNICOS CAUSADORES DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
  • virus como agente causador de doenças em plantas
  • Agente Causador
  • Agentes causadores de lesão
  • Principais agentes causadores de queimaduras
  • Agentes causadores de queimaduras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!