DOENÇAS BAGAÇOSE

Páginas: 4 (872 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ASBESTO

A asbestose é considerada uma pneumoconiose, ou seja, uma doença do sistema respiratório relacionada ao trabalho, que decorre da aspiração de poeira com asbesto e caracteriza-se porfibrose pulmonar crônica e irreversível. A inalação de fibras de asbesto pode causar uma variedade de enfermidades, desde espessamento do revestimento dos pulmões, que em geral é assintomático, até odesenvolvimento de um mesotelioma maligno (um tipo de câncer que se origina no revestimento do pulmão).

Quem provoca esta doença são todas as fibras do amianto ou asbesto. Esta fibra natural élargamente utilizada em vários setores da nossa indústria, devido a sua durabilidade, resistência e baixo custo. Também conhecido como “poeira assassina”, este mineral quando inalado é absorvido pelospulmões e provoca uma reação inflamatória. Esta inflamação leva à cicatrização de tecido pulmonar saudável, provocando fibrose no pulmão. O desenvolvimento da doença possui relação com o tempo de exposiçãoao asbesto, com o tipo de mineral inalado e com a quantidade envolvida.
Uma simples medida pode prevenir o desenvolvimento desta doença: banir o amianto. Um número enorme de pessoas sofre e morre porcomplicações da asbestose enquanto que o banimento da substância é a solução. A enfermidade é provocada somente quando há a exposição prolongada ao mineral, evitando-se o contato, previne-se adoença. Após o diagnóstico da mesma o contato com asbesto deve ser suspenso. O prognóstico varia de acordo com a gravidade do problema. O cigarro deve ser suspenso, pois contribui com os danos. Protetoresrespiratórios devem ser utilizados por todos os trabalhadores que lidam com o material.

O tratamento visa o controle dos sintomas e a amenização dos mesmos. Terapias respiratórias serãoadministradas com o intuito de remover secreções dos pulmões. O resultado do tratamento depende do tempo de exposição e da extensão do problema. Um tumor maligno pode surgir cerca de 40 anos após a primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças respiratória ocupacionais: bissimose, antracose, bagaçose, silicose e asbestose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagaçose
  • Bagacose
  • Bagaçose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!