doença do carrapato

Páginas: 4 (985 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Erliquiose – Doença do Carrapato
Escrito por: Tudo Sobre Cachorros

Doenças
Saúde

Antes de mais nada, é importante frisarmos que o carrapato do cachorro (Rhipicephalus sanguineus)transmite diversas doenças, como a Erliquiose e a Babesiose. Neste artigo, abordaremos a Erliquiose, mas para saber mais sobre a Babesiose, clique aqui. A Erliquiose (ou Erlichiose) é uma doençainfecciosa severa que acomete os cães, causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. Raramente atinge gatos ou seres humanos, embora não seja impossível. É uma doença maiscomum durante o verão, já que os carrapatos precisam de calor e umidade para se reproduzir. É comum confundir os sintomas da doença do carrapato com os sintomas da Cinomose, por isso é sempreimportante consultar um veterinário assim que seu cachorro se mostrar apático, triste, prostrado e diferente do normal.





Como meu cão pode pegar a doença do carrapato?


A doença é transmitidade um cão contaminado para um cão sadio através do carrapato. O principal vetor é o carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus). O parasita irá infectar os glóbulos brancos do sangue, ou seja, ascélulas de defesa do organismo do cão. Veja aqui mais sobre os carrapatos, como evitá-los no ambiente, como se reproduzem e como infestam o cão.



Sintomas da Erliquiose


Os sintomasapresentados por um animal infectado dependem da reação do organismo à infecção. A Erliquiose pode ter três fases:

1. Fase aguda: onde o animal doente pode transmitir a doença e ainda é possível que seencontre carrapatos.
Febre, falta de apetite, perda de peso e uma certa tristeza podem surgir entre uma e três semanas após a infecção. O cão pode apresentar também sangramento nasal, urinário, vômitos,manchas avermelhadas na pele e dificuldades respiratórias. É importante estar sempre atento à saúde do animal. Normalmente o dono só percebe a doença na segunda fase, e assim como outras doenças,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carrapatos
  • Carrapatos
  • Carrapato
  • Carrapatos
  • Carrapatos
  • Carrapato
  • Carrapatos
  • carrapato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!