Doença de Chagas

Páginas: 10 (2333 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
EPIDEMIOLOGIA

A Doença de Chagas é uma zoonose de natureza endêmica e de evolução crônica. Apresenta ampla distribuição geográfica nas Américas, estendendo-se desde o centro-oeste mexicano até o extremo sul do Chile e da Argentina. Estima-se que sejam de 16 a 18 milhões o número de pessoas infectadas e de aproximadamente 80 milhões a população em risco de contaminação da doença de chagas naAmérica Latina (SOUZA, et al., 2008).
A doença de Chagas (DC) é uma das conseqüências da infecção humana pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Na ocorrência da doença observam-se duas fases clínicas: uma aguda, que pode ou não ser identificada, podendo evoluir para uma fase crônica. No Brasil, atualmente predominam os casos crônicos decorrentes de infecção por via vetorial, comaproximadamente três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a ocorrência de doença de Chagas aguda (DCA) tem sido observada em diferentes estados (Bahia, Ceará, Piauí, Santa Catarina, São Paulo), com maior freqüência de casos e surtos registrados na Região da Amazônia Legal (Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Amapá, Pará, Tocantins). A área endêmica da doença de Chagas no país,conhecida no final dos anos 70, incluía 18 estados com mais de 2.200 municípios, nos quais se comprovou a presença de triatomíneos domiciliados. ( NETO, 1999; SOUZA, et al., 2008).
O causador da Doença de chagas é um tripanossomo (espécie Trypanosoma cruzi), protozoário mastigóforo encontrado nas formas flagelada e aflagelada. No hospedeiro vertebrado (mamífero), a forma flagelada é observada nosangue, enquanto a forma aflagelada produz grupamentos chamados ninhos, no interior das células como as do coração e do sistema nervoso, particularmente as células nervosas do esôfago e do intestino. Em seu ciclo vital, o tripanossomo passa por hospedeiros diferentes (o barbeiro e o mamífero); por isso, é considerado um parasita heteroxênico ( BRASIL, 2009; OMS, 2009).

AGENTE ETIOLÓGICO
A doençaé causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, caracterizado pela presença de um flagelo. No sangue dos vertebrados, o T. cruzi se apresenta sob a forma de tripomastigota, que é extremamente móvel e, nos tecidos, como amastigotas. No tubo digestivo dos insetos vetores, ocorre um ciclo com a transformação do parasito, dando origem às formas infectantes presentes nas fezes do inseto (BRASIL, 2009).VETORES E RESERVATÓRIOS

A maioria das espécies de triatomíneos deposita seus ovos livremente no ambiente, entretanto, algumas espécies possuem substâncias adesivas que fazem com que os ovos fiquem aderidos ao substrato. Essa é uma característica muito importante, uma vez que ovos aderidos às penas de aves e outros substratos podem ser transportados passivamente por longas distâncias,promovendo a dispersão da espécie ( OMS, 2009).
Estes triatomas, ou barbeiros, alimentam-se de sangue e contaminam-se com o parasita quando sugam sangue de animais mamíferos infectados, que são os reservatórios naturais (bovinos, por exemplo) ou mesmo outros humanos contaminados. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da “picada”, quando sugam osangue dos humanos que por aí infectam-se. Outras formas de contato ocorre na vida intra-uterina por meio de gestantes contaminadas, de transfusões sanguíneas ou acidentes com instrumentos de punção em laboratórios por profissionais da saúde, estas duas últimas bem mais raras ( BBRASIL, 2009).

TRANSMISSÃO

Transmissão vetorial

É a principal via de aquisição de infecções pelo T. cruzi, e éconsiderada como responsável pela endemicidade da doença de Chagas na América Latina (BRASIL, 2005; SOUZA, et al., 2008).
As principais espécies transmissoras do tripanossomo são Triatoma infestans, Rhodnius prolixus e Panstrongylus megistus, insetos da ordem Hemíptera conhecidos vulgarmente como barbeiros, que são hematófagos e têm hábitos noturnos ( BRASIL, 2005).
O barbeiro infecta-se com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doença de chagas
  • Doença de chagas
  • doenças de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de Chagas
  • Doenças de Chagas
  • Doença de chagas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!