Doença de chagas

Páginas: 25 (6047 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2012
Introdução
No Brasil, há hoje dois milhões de pacientes crônicos com doença de Chagas. Destes, seiscentos mil desenvolvem complicações cardíacas ou digestivas, que matam cerca de cinco mil pessoas a cada ano. A doença de Chagas humana é muito antiga - seus primeiros vestígios remontam à América pré-colombiana.
A doença de Chagas representa ainda um sério problema de saúde pública, diretamenterelacionado à pobreza, já que está associada a condições precárias de habitação. Portanto, mesmo com a redução significativa da transmissão vetorial e transfusional em muitos paises (incluindo o Brasil), é fundamental a manutenção de políticas de controle desta moléstia. Como o contato com o vetor está relacionado ao desflorestamento e às condições precárias de habitação, a questão sócio-ambientalmerece uma atenção especial.
Os medicamentos contra o mal de Chagas apresentam sérios efeitos colaterais e não se mostram eficazes no tratamento de todas as formas da doença, especialmente a fase crônica. Por isso, é importante buscar alternativas, como o teste de drogas empregadas com outras moléstias e o desenvolvimento de novas substâncias, com ação específica contra moléculas do Trypanosomacruzi. Uma abordagem com resultados promissores, o que sugere boas perspectivas para o futuro, é a terapia com células-tronco, voltada para a recuperação funcional do coração de pacientes.

Descoberta da doença
Em junho de 1907, Carlos Chagas foi designado por Oswaldo Cruz, para combater uma epidemia de malária que paralisava as obras de prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil emMinas Gerais, na região do rio das Velhas. No povoado de São Gonçalo das Tabocas, que mais tarde se chamaria de Lassance, ele instalou um pequeno laboratório num vagão de trem, que também usava como dormitório. Enquanto coordenava a campanha de profilaxia, coletava espécies da fauna brasileira, motivado por seu crescente interesse pela entomologia e pela protozoologia. Em 1908, ao examinar o sanguede um sagüi, Chagas identificou um protozoário do gênero Trypanosoma, que batizou de Trypanosoma minasense. A nova espécie era um parasito habitual, não patogênico, do macaco. 
Além da busca de novos parasitos, Chagas estava atento a artrópodes que pudessem servir-lhes de vetores. Numa viagem a Pirapora, ele e Belisário Penna (seu companheiro na missão de combate à malária) pernoitaram, juntocom os engenheiros da ferrovia, num rancho às margens do riacho Buriti Pequeno. O chefe da comissão de engenheiros, Cornélio Homem Cantarino Mota, mostrou-lhes então um percevejo hematófago muito comum na região, conhecido vulgarmente como barbeiro, pelo hábito de picar o rosto de suas vítimas enquanto dormiam. Era abundante nas choupanas de pau-a-pique da região, escondendo-se nas frestas e buracosdas paredes de barro durante o dia e atacando seus moradores à noite.
Sabendo da importância dos insetos sugadores de sangue como transmissores de doenças parasitárias, Chagas examinou alguns barbeiros e encontrou em seu intestino formas flageladas de um protozoário, com certas características que o fizeram pensar que poderia tratar-se de um parasito natural do inseto ou então de uma faseevolutiva de um tripanossoma de vertebrado. No caso desta segunda hipótese, poderia ser o próprio T. minasense, sendo o barbeiro o vetor que o transmitiria aos saguis.
Por não dispor em Lassance de condições laboratoriais para elucidar a questão, uma vez que os macacos da região estavam infectados pelo minasense, Chagas enviou a Manguinhos alguns daqueles insetos. Oswaldo Cruz os fez se alimentarem emsagüis criados em laboratórios (e portanto livres de qualquer infecção) e, cerca de um mês depois, comunicou a Chagas que encontrara formas de tripanossoma no sangue de um dos animais, que havia adoecido. Voltando ao Instituto, Chagas constatou que o protozoário não era o T. minasense, mas uma nova espécie de tripanossoma, que batizou então de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao mestre.
Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doença de chagas
  • doenças de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de Chagas
  • Doenças de Chagas
  • Doença de Chagas
  • Doença de chagas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!