Doença de Chagas

Páginas: 3 (556 palavras) Publicado: 6 de julho de 2013
Agente etiológico e agente vetor
É uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros. Também échamada de mal de Chagas ou chaguismo.

Sintomas
Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. Nos primeiros anos os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do queinchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens do sistema digestivo. Se não tratada, a doença crônica émuitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são pouco satisfatórios. Os medicamentos têm efeitos colaterais significativos e são, muitas vezes, ineficazes, em especial nafase crônica da doença. Pacientes em estado grave são muitas vezes encaminhados ao transplante cardíaco, porém não há cura para a doença.
A doença tem uma fase aguda, de curta duração, que em algunsdoentes progride para uma fase crônica. Dentre os sintomas possíveis na fase aguda estão:
Febre;
Mal-estar;
Inflamação e dor nos gânglios linfáticos;
Vermelhidão;
Sinal de Romaña (inchaço nosolhos);
Aumento do fígado e do baço e;
Problemas cardíacos.

Tratamento
Na fase inicial aguda, a administração de fármacos como nifurtimox, alopurinol e Benzonidazol curam completamente ou diminuema probabilidade de cronicidade em mais de 80% dos casos.
A fase crônica é incurável, já que os danos em órgãos como o coração e o sistema nervoso são irreversíveis. Tratamento paliativo pode serusado.
Segundo a DNDi (Medicamentos para Doenças Negligenciadas), o mal de Chagas, juntamente com a doença do sono e a leishmaniose, está entre as doenças "extremamente negligenciadas", basicamente emrazão da extrema pobreza dos pacientes - que, assim, estão fora do mercado da indústria farmacêutica.

Transmissão e ciclo vital
A transmissão se dá através do ferimento da picada dos populares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • doença de chagas
  • Doença de chagas
  • doenças de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de chagas
  • Doença de Chagas
  • Doenças de Chagas
  • Doença de Chagas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!