Doença de alzheimer

Páginas: 18 (4477 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
DOENÇA DE ALZHEIMER













ABRIL DE 2010.







DOENÇA DE ALZHEIMER





Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina de Fisioterapia em Neurologia.















INTRODUÇÃO

A doença de Alzheimer é a patologia mais comum no grupo das demências. Ela é a quarta causa de mortes de adultos nos estados unidos e podeatingir 14 milhões de pessoas no ano 2050. Estima-se que de 10 a 30% dos pacientes com a doença de Alzheimer tenham o tipo da doença que é herdado. Além disso, o estresse provocado pela doença nos familiares e cuidadores dos pacientes torna-os mais vulneráveis aos distúrbios infecciosos. A doença de Alzheimer traz um impacto total na sociedade.
A demência é uma síndrome decorrente de uma doençacerebral, usualmente de natureza crônica ou progressiva, na qual há perturbação de múltiplas funções corticais superiores, incluindo memória, pensamento, orientação, compreensão, calculo, capacidade de aprendizagem, linguagem e julgamento. Não há obnubilação de consciência. Os comprometimentos de função cognitiva são comumente acompanhados, e ocasionalmente precedidos, por deterioração no controleemocional, comportamento social ou motivação. Esta síndrome ocorre na doença de Alzheimer, na doença cerebrovascular e em outras condições que, primária ou secundariamente, afetam o cérebro.
A doença de Alzheimer é uma doença cerebral degenerativa primária de etiologia desconhecida, com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos. Instala-se usualmente de modo insidioso edesenvolve-se lenta, mas continuamente por um período de anos; este pode ser tão curto como 2 ou 3 anos, mas ocasionalmente pode ser consideravelmente mais prolongado.o início pode ser na meia-idade ou até mais cedo (doença de Alzheimer de início pré-senil), mas a incidência é maior na idade avançada (doença de início senil). Em casos com início antes da idade dos 65-70 anos, existe a probabilidade de umahistória familiar de uma demência semelhante, um curso mais rápido e predominância de aspectos de danos do lobo temporal e parietal, incluindo disfasia ou dispraxia. Em casos com início mais tardio, o curso tende a ser mais lento e caracterizado por um comprometimento mais geral de funções corticais superiores. Pacientes com síndrome de down têm um grande risco de desenvolver doença de Alzheimer.A organização mundial de saúde fez, há alguns anos, um importante alerta sobre essa doença cujo texto mostrou a seguir:
A demência de Alzheimer constitui um dos maiores problemas de saúde no mundo atual. A melhora dos cuidados e a extraordinária redução de incidência das doenças infecciosas trouxeram um aumento rápido do número das pessoas de mais de 65 anos. Em algumas regiões do mundo, 15 a23% da população ultrapassaram esta idade; nesse grupo, 11 a 15% das pessoas apresentam um enfraquecimento intelectual mais ou menos severo e a doença de Alzheimer representa um papel maior em provavelmente 60 a 70% destes casos.
Entretanto, o exame de diversas populações mostra que as lesões da doença de Alzheimer são encontradas no cérebro de 80% das pessoas consideradas como neurologicamentenormais entre 60 e 69 anos e em quase 100% dos cérebros de tais indivíduos além dos 70 anos. A doença de Alzheimer está expandida no homem que suas lesões histopatológicas são habitualmente consideradas como uma conseqüência inevitável do envelhecimento. Apesar de que não se disponha de nenhum estudo científico que permita verificar esta hipótese, parece muito provável que as lesões infraclínicas detipo Alzheimer sejam um fator importante na redução das capacidades funcionais observadas nas pessoas de mais de 65 anos. Por todas estas razões, um aumento maior da produtividade humana total poderia ser assegurado pela prevenção e pela luta contra esta doença é, conseqüentemente, necessário que em escala mundial um investimento maior seja feito com urgência para elucidar os problemas que ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doença de alzheimer
  • Doença alzheimer
  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Alzheimer
  • Doença de alzheimer
  • Doença de Alzheimer
  • A doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer
  • Doença de alzheimer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!