Doença de alzheimer

Páginas: 12 (2799 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
CURSO DE FISIOTERAPIA

JÁDILA VIEIRA RICIERI

DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

GURUPI – TO
JUNHO/2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
CURSO DE FISIOTERAPIA

DOENÇA DE ALZHEIMER: UMA ABORDAGEM DE PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Unirgpara a obtenção parcial do título de bacharel.

Orientador: Tiago Kijoshi Ueda.

GURUPI – TO
JUNHO/2011
Sumário

Pág.
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. OBJETIVO 5
4. REFERENCIAL TEÓRICO 5
4.1 FISIOPATOLOGIA 5
4.2 EPIDEMIOLOGIA 6
4.2.1 Mortalidade/Morbidade 6
4.2.2 Etnia 6
4.2.3 Sexo 6
4.2.4 Idade 7
4.3 TRANSTORNOS FÍSICOS 7
4.4 AÇÃO FISIOTÊRAPEUTICA9
5. METODOLOGIA 11
6. CRONOGRAMA 12
7. RECURSOS NECESSÁRIOS OU ORÇAMENTO 13
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 14

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Melo e Driusso (2006) a demência é uma síndrome clínica de diversas etiologias, caracterizada por um decréscimo adquirido e persistente da memória e da função cognitiva, que se manifesta por uma deficiência de memória somada à perda de outras funçõescorticais como linguagem, habilidades para realizar tarefas físicas complexas, para identificar objetos ou pessoas ou para construir objetos, pensamento abstrato, julgamento e personalidade.
A doença de Alzheimer é uma doença neuropsiquiátrica progressiva do envelhecimento encontrada em adultos de meia-idade e, particularmente, em mais velhos, que afeta a substância cerebral e é caracterizadapela perda inexorável da função cognitiva, bem como distúrbios afetivos e comportamentais (OLIVEIRA, 2005).
A doença de Alzheimer causa uma série de comprometimentos ao nível do pensamento e no nível motor. Assim a fisioterapia atua principalmente no sistema motor, que ao ser estimulado obtém-se como resultado melhora na qualidade de vida.

2. JUSTIFICATIVA

A doença de Alzheimer é umproblema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional e é a mais comum dentre todas as demências. Por ser crônica e degenerativa, leva invariavelmente o paciente a uma fase de dependência e
gravidade. Os cuidados necessários são amplos e sendo assim, familiares e cuidadores precisam ter acesso aos conhecimentos que envolvem a patologia para estarem auxiliando e ajudando o paciente namelhoria da qualidade de vida.
Desta forma justifica-se a produção de uma revisão literária acerca da patologia em questão para reunir todos os aspectos que norteiam o entendimento fisiopatológico e seu tratamento.

3. OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo levar ao conhecimento do leitor o que vem a ser a Doença de Alzheimer, quais os acometimentos físicos e psicológicos que essadoença traz para cada indivíduo e como a fisioterapia pode ajudar na prevenção e reabilitação dessa doença.

4. REFERENCIAL TEÓRICO
5.1 FISIOPATOLOGIA

Alzheimer é um distúrbio irreversível do cérebro, cujas células deterioram-se progressivamente provocando o envelhecimento do cérebro e a degeneração dos neurônios.
SILVA (1997) afirma que a síndrome está ligada a duas categorias delesões cerebrais: em uma delas, os neurônios exibem grandes placas de uma proteína chamada beta-amilóide, que tem efeitos tóxicos sobre as células. No outro dano, os neurônios criam nós em peças essenciais de sua estrutura interna, os microtúbulos, que ficam retorcidos e emaranhados prejudicando o funcionamento dessas células. De qualquer forma, sabe-se que existe um gene que pode contribuir paraeste risco. Este gene encontra-se no cromossoma 19 e é responsável pela produção de uma proteína denominada apolipoproteína E (ApoE). Existem três tipos principais desta proteína, um dos quais (ApoE4), que, embora raro, propicia a ocorrência da doença de Alzheimer.
De acordo com Samuels (1992), praticamente todas as partes do córtex cerebral apresentam disfunção, já que a degeneração cortical é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doença de alzheimer
  • Doença alzheimer
  • Doença de alzheimer
  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Alzheimer
  • Doença de Alzheimer
  • A doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer
  • Doença de alzheimer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!