DOENÇA CORONÁRIA, HIPERTENSÃO ARTERIAL, ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL, INSUFICIÊNCIA CARDÍACA.

Páginas: 26 (6365 palavras) Publicado: 31 de julho de 2013











TRABALHO DE BIOFÍSICA: Doença coronária, Hipertensão arterial, ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL, Insuficiência cardíaca.













UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2013
ALAN DEIVID PEREIRA, ANA CAROLINA VIEIRA,
FABIANE WALTRICK HREÇAY, JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA
















TRABALHO DE BIOFÍSICA: Doença coronária, Hipertensão arterial, ACIDENTE VASCULARCEREBRAL, Insuficiência cardíaca.


Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de Biofísica do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras, de União da Vitória – PR.

Profº Marcos Ribeiro






UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2013

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 Doença coronária 6
2.1 aSPECTOS GERAIS 6
2.2 CAUSAS 7
2.3 prevenção 82.4 tratamento 8
3 Hipertensão arterial 10
3.1 aSPECTOS GERAIS 10
3.2 CAUSAS 10
3.3 prevenção 12
3.4 tratamento 12
4 ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL 14
4.1 aSPECTOS GERAIS 14
4.2 CAUSAS 15
4.3 prevenção 15
4.4 tratamento 16
5 Insuficiência cardíaca 18
5.1 aSPECTOS GERAIS 18
5.2 CAUSAS 19
5.3 prevenção 20
5.4 tratamento 20
6 REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO


A hipertensão arterialessencial ou primária (HA) é uma das causas mais comuns de doenças cardiovasculares, afetando aproximadamente 20% da população adulta em sociedades industrializadas. A doença é um fator de risco para o desenvolvimento da doença coronária, acelera o processo de aterosclerose e pode ser um fator determinante para o surgimento prematuro de morbidade e mortalidade cardiovascular associado a doençacoronária, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular encefálico e doença renal terminal
Já a doença das artérias coronárias caracteriza-se pelo acúmulo de depósitos de gordura nas células que revestem a parede de uma artéria coronária e, em consequência, obstruem a passagem do sangue. A doença arterial coronariana (DAC) secundária à aterosclerose destaca-se nos dias atuais como a principalcausa de morbidade e mortalidade nas sociedades industrializadas. as manifestações clínicas da DAC, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica, têm início a partir da meia idade. No entanto, o processo aterosclerótico começa a se desenvolver na infância.
O acidente vascular encefálico (AVE) é uma das doenças mais comuns nos serviços de emergência,corresponde a terceira maior causa de mortalidade nos EUA e é responsável por um custo médio de 19 bilhões de dólares/ano no que diz respeito a perda de produtividade e despesas médicas secundárias a sua morbidade. O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das doenças mais freqüentes em serviços de emergência (UE) e na maioria das vezes o primeiro atendimento não é do neurologista. Por isso é importante oconhecimento básico da fisiopatologia e do quadro clínico para se estabelecer condutas rápidas e adequadas.
A insuficiência cardíaca vem tornando-se um problema cada vez maior em saúde pública e uma das principais causas de internações hospitalares em todo o mundo, gerando, assim, um grande impacto econômico na sociedade, implicando em termos de mortalidade e qualidade de vida. Mesmo com osprogressos tecnológicos atuais a mortalidade pode ultrapassar 50% em cinco anos. O comprometimento da função cardíaca, alto índice de complicações e diminuição da expectativa de vida é um desafio devido aos numerosos problemas de saúde consecutivos ao envelhecimento.
Dentro disso, objetiva-se relatar de forma sucinta as causas, prevenção, tratamento e aspectos das quatro doenças citadas acima, sendoestas correlacionadas, além de estar intimamente ligadas com a qualidade de vida e os cuidados com a saúde do corpo e principalmente do coração.



2 Doença coronária


2.1 aSPECTOS GERAIS


As mudanças no estilo de vida observado a partir da segunda metade do século XIX, incluindo alterações nos hábitos alimentares e a adoção de um estilo de vida sedentário, contribuíram para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL OU DOENÇA ENCÉFALO VASCULAR ?
  • Formas de prevenção e complicações da hipertensão arterial sistêmica: acidente vascular...
  • AVC acidente vascular cerebral
  • acidente vascular cerebral
  • Acidente Vascular Cerebral 2
  • acidente vascular cerebral
  • O acidente vascular cerebral avc
  • Acidente Vascular Cerebral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!