Doença ciliáa

Páginas: 37 (9047 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2011
Resumo

A doença celíaca é uma infecção infamatória do intestino delgado associado a intolerância permanente ao glúten, que ocorre em indivíduos geneticamente suscetíveis. Pensava-se ser uma doença rara da infância caracterizada pela diarréia. Mas a doença celíaca é uma desordem multissistêmica que ocorre em conseqüência de uma resposta imune ao glúten, ingeridos por indivíduos geneticamentepredisposto. Estudos têm comprovado que a doença celíaca é comum em paciente assintomático e acredita-se que compreender a doença, impedir ou curar, sua manifestação em uma dieta isenta de glúten que é o único tratamento.
O diagnostico precoce e tratamento acompanhado, junto de visitas regulares ao nutricionista, é necessário para assegurar adequada dieta e para impedir desnutrição ao aderir àdieta isenta de glúten durante toda a vida. Aqui também iremos abordar os sinais e sintomas como também o diagnostico, e tratamento. A fim de se compreenda melhor a Doença Celíaca.


1 INTRODUÇÃO

Antigamente acreditava-se que a Doença Celíaca (DC) fosse condição rara e que
afetava unicamente os caucasianos. A apresentação típica era de crianças com perda
de peso e diarréia. A DC écomum em todo o mundo e afeta aproximadamente entre 1:100 a 1:300 indivíduos. A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, que está ligada afatores genéticos, ambientais e imunológicos. O glúten é uma proteína amorfa que está normalmente presente em nosso dia a dia, em uma dieta considerada equilibrada; Encontrado na semente de muitos cereais como trigo, aveia, centeio, cevada, e nomalte(subproduto da cevada).
Até bem pouco tempo atrás um paciente portador de DC era reconhecido através dos seguintes sinais e sintomas: criança emagrecida ou muitas vezes desnutrida, apresentando distensão abdominal acentuada, diarréia profusa e/ou esteatorréia, com
consumo de tecido da região glútea, comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor e anemia carências. Hoje sabemos que não sãoapenas essas as
características encontradas em pacientes celíacos, e ainda que podemos fazer o diagnóstico de DC até mesmo em pacientes obesos e em variadas faixas etárias.
Outros sinais e sintomas importantes a serem considerados para o diagnóstico da DC são citados a seguir e fogem da idéia anterior de que a essa patologia afetaria apenas o sistema gastrointestinal; depressão, diarréia crônica,anemia, cansaço e mal-estar, neuropatia periférica, redução da densidade óssea, dermatite herpetiforme, alterações endocrinológicas, problemas gineco-obstétricos, entre eles o mais descrito: infertilidade.
Através do desenvolvimento de novos testes sorológicos para o diagnóstico da
patologia ficou evidente de que a DC vem sendo subdiagnosticada ao longo dos anos.
Houve aumento da freqüência dodiagnóstico e o reconhecimento das alterações sistêmicas que se apresentam de formas variadas dependendo da extensão e do grau de comprometimento das lesões. Hoje em dia acredita-se que a prevalência da DC é de 1 a 1,5 % na população mundial, havendo um provável aumento da mesma entre os caucasianos e no sexo feminino. Há ainda, uma maior prevalência entre parentes de primeiro grau de celíacos,sugerindo a susceptibilidade genética. Quanto mais próximos os familiares, maior é a prevalência: 70% em gêmeos monozigóticos, 10% em parentes de primeiro grau e 2,5% naqueles de segundo grau. Já está esclarecida a relação dessa patologia com os genes HLA (DQ2 e DQ8).
Algumas outras doenças possuem uma prevalência aumentada para Doença
Celíacas entre elas podem citar: Síndrome de Down, síndromede Turner e Diabetes
Mellitus tipo I. O diagnóstico de DC deve ser baseado no exame clínico, por meio de exame físico e anamnese detalhada, além de análise histopatológica do intestino delgado, e dos marcadores séricos. O diagnóstico final deve sempre se basear na biópsia intestinal, a qual deverá revelar a anormalidade da mucosa do intestino delgado proximal, com vilosidades atrofiadas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças
  • Doenças
  • Doenças
  • doencas
  • A doença
  • doença
  • a doenca
  • doença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!