Doença celiaca

Páginas: 6 (1365 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Universidade de Brasília
Faculdade UnB em Ceilândia
Disciplina: Introdução a Pesquisa Científica

Consumo de Glúten em Doentes Celíacos no Distrito Federal

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução a Pesquisa Científica, da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília, como requisito parcial.

Michie Nakamura de Aguiar
Nathália Andrade
Nicolle Silva Rocha
Ronei de SouzaBrasília, 2011
S u m á r i o

1 – Introdução 3
2 – Objetivos 5
2.1 Objetivos Gerais............................................................ 5
2.2 Objetivos Específicos....................................................5
3- Método 6
4- Resultados Esperados 8
5- Referências 9

Introdução
A doença celíaca é uma doença que afeta tanto a população adulta quanto a população infantil, cerca de 100 a 300 pessoas uma a apresenta. Há algum tempo atrás, pensava-se que era uma condição rara que ocorria apenas em caucasianos. Hoje, depoisde estudos e pesquisas, sabe-se que essa informação não é correta. Ela é comum ao redor de todo mundo, afetando grande parte da população. O grande problema dessa doença é o tempo que leva para diagnosticá-la e seja desenvolvido o tratamento. Devido aos sintomas serem similares a outras doenças comuns, são facilmente confundidas ou até mesmo deixadas de lado. Há casos que levaram certa de 12 anospara serem descoberta e tratada, causando assim ao paciente, alguns transtornos psicológicos e fisiológicos.
É uma doença autoimune que afeta pessoas geneticamente predispostas, causando danos às vilosidades do intestino delgado, refletindo em prejuízos na absorção de nutrientes. É desencadeada pela ingestão de glúten, que é uma proteína encontrada em alguns alimentos que estão muitopresente no nosso dia a dia, tais como: pães, cereais, bolos, trigo, centeio, cevada, aveia entre outros.
O tratamento se inicia logo após o diagnóstico ser feito. E o primeiro passo a ser dado é fazer alguns exames clínicos, se os resultados forem positivo o paciente é submetido a fazer um exame mais detalhado e eficaz que é a endoscopia com biópsia do intestino delgado. O tratamento dessadoença se baseia somente em uma dieta livre de glúten durante toda a vida. Que a primeira vista é simples, mas se observada com mais proximidade, pode-se notar que é uma dieta em que muda vários hábitos já adquiridos pelas pessoas, apresentando um grau de dificuldade para coloca-la em prática.
Na maioria das vezes seguir essa dieta requer esforços, pois os alimentos que não glúten são de difícilacesso, devido ao preço elevado, a sua escassez e pouca variedade. Inclusive em restaurantes, pois não se sabe com garantia quais os produtos preparados sem a composição de glúten. Porém, a indústria alimentícia vem se preocupando quanto a isso, pois os casos de doença celíaca tem ganhado repercussão e tem sido estudado com mais profundidade.
Estão sendo desenvolvidos alimentos a base defarinha de arroz, mandioca, milho e fécula de batata em sua maioria. Com o passar do tempo esses alimentos vão ganhar mais lugar no mercado, pois as pessoas que não apresentam essa doença, também estão aderindo à dieta sem glúten, devido a questões de saúde e por acreditarem que isso leva a ter mais disposição e alguns fatores estéticos como a diminuição de inchaço na barriga.
Há uma leique foi em vigor no dia 16 de Maio de 2004, apresentando a seguinte imposição: Todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "Contém Glúten" ou "Não Contém Glúten", conforme o caso. Fazendo com que haja mais facilidade na hora de escolha do produto.



Objetivos Gerais
Demonstrar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doença celíaca
  • doença celiaca
  • Doença Celíaca
  • Doença celíaca
  • Doença celíaca
  • Doença celiaca
  • Doença celiaca
  • Doença Celiaca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!