Doença alimentar

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 16 de junho de 2012
Escheria Coli
E. coli assume a forma de um bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. São aérobias e anaerobias facultativas. O seu habitat natural é o lúmen intestinal dos seres humanos ede outros animais de sangue quente. Possui múltiplos flagelos dispostos em volta da célula. A E. coli é um dos poucos seres vivos capaz de produzir todos os componentes de que é feita, a partir decompostos básicos e fontes de energia suficientes. Ela é lactase positiva, uma enzima fermentadora de açucares que é grandemente responsável pela flatulência de cada pessoa, especialmente após o consumode leite e seus derivados.
Possuem fímbrias ou adesinas que permitem a sua fixação, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas. São susceptiveis aos ambientes secos,aos quais não resistem. Possuem lipopolissacarídeo (LPS), como todas as bactérias Gram-negativas. Esta molécula externa ativa o sistema imunitário de forma desproporcionada e a vasodilatação excessivaprovocada pelas citocinas produzidas pode levar ao choque séptico e morte em casos de septicémia.
Na E. coli, o genoma tem quase 5 milhões de pares de bases e vários milhares de genes codificandomais de 4000 proteínas (o genoma humano tem 3 bilhões de pares de bases e cerca de 27 mil proteínas).
E. coli podem ser transmitidos de diversas fontes:

Alimentos
Água
Animais
Os seres humanosOs alimentos que tenham sido identificados como fontes de contaminação incluem:

A carne à terra
Carne de veado
Seco (não cozinhados) salame
Leite não pasteurizado e do queijo
Alfafa, salsa,couve e rabanete
Alface, repolho e espinafre
Frutas e bagas
Massa de biscoito
A E.coli pode ser resistente a um número crescente de antibióticos, mas uma estirpe raramente é-o a mais de dois outrês fármacos. Antibióticos aconselhados são a aminopenicilina, cefalosporinas, quinolonas, estreptomicina, ácido nalidixico, ampicilina, cefalotina, ciprofloxacina, gentamicina, levofloxacina,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doenças Alimentares
  • Doenças causadas por intoxicação alimentar
  • Doenças e alergias alimentares
  • doenças causadas por transtornos alimentares
  • Doenças e maus habitos alimentares
  • Distúrbios alimentares: doença ou sintoma?
  • Doenças de origem alimentar
  • Associação entre fibras alimentares e doença diverticular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!