Doença ciliáa

9047 palavras 37 páginas
Resumo

A doença celíaca é uma infecção infamatória do intestino delgado associado a intolerância permanente ao glúten, que ocorre em indivíduos geneticamente suscetíveis. Pensava-se ser uma doença rara da infância caracterizada pela diarréia. Mas a doença celíaca é uma desordem multissistêmica que ocorre em conseqüência de uma resposta imune ao glúten, ingeridos por indivíduos geneticamente predisposto. Estudos têm comprovado que a doença celíaca é comum em paciente assintomático e acredita-se que compreender a doença, impedir ou curar, sua manifestação em uma dieta isenta de glúten que é o único tratamento.
O diagnostico precoce e tratamento acompanhado, junto de visitas regulares ao nutricionista, é necessário para assegurar adequada dieta e para impedir desnutrição ao aderir à dieta isenta de glúten durante toda a vida. Aqui também iremos abordar os sinais e sintomas como também o diagnostico, e tratamento. A fim de se compreenda melhor a Doença Celíaca.

1 INTRODUÇÃO

Antigamente acreditava-se que a Doença Celíaca (DC) fosse condição rara e que afetava unicamente os caucasianos. A apresentação típica era de crianças com perda de peso e diarréia. A DC é comum em todo o mundo e afeta aproximadamente entre 1:100 a 1:300 indivíduos. A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, que está ligada afatores genéticos, ambientais e imunológicos. O glúten é uma proteína amorfa que está normalmente presente em nosso dia a dia, em uma dieta considerada equilibrada; Encontrado na semente de muitos cereais como trigo, aveia, centeio, cevada, e no malte(subproduto da cevada).
Até bem pouco tempo atrás um paciente portador de DC era reconhecido através dos seguintes sinais e sintomas: criança emagrecida ou muitas vezes desnutrida, apresentando distensão abdominal acentuada, diarréia profusa e/ou esteatorréia, com consumo de tecido da região glútea, comprometimento do desenvolvimento neuropsicomotor e anemia carências. Hoje sabemos que não são

Relacionados