Dodosilva

Páginas: 14 (3378 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
CONFIGURAÇÃO DO SETUP E FORMATAÇÃO DO DISCO RÍGIDO
Depois de montar o computador, a próxima etapa é configurá-lo ao nível de software, antes de poder instalar o sistema operacional. Esta segunda etapa consiste basicamente em configurar algumas opções básicas do CMOS Setup e formatar o disco rígido.
A configuração básica do CMOS Setup, consiste apenas em detectar os discos rígidos instalados,configurar o drive de disquetes e acertar a hora do relógio. Para acessar o Setup, basta pressionar uma certa tecla ou combinação de teclas durante a contagem de memória. O mais comum é pressionar a tecla DEL. Em alguns Bios é usada a tecla F10 ou mesmo combinações de teclas como Crtl + Alt + S, geralmente informadas durante o boot.
Dentro do Setup, existe a sessão "Standard CMOS Setup", ousimplesmente "Standard Setup", responsável por configurar a unidade de disquetes como sendo de 1,44 Megabytes e 3,5 polegadas. Caso seja usado um drive de disquetes de 2.88 MB, ou mesmo uma unidade mais antiga, basta escolher a opção correspondente. Caso não haja um drive de disquetes instalado, deve-se escolher a opção "none". A hora do sistema pode ser acertada nesta sessão.
Retornando ao menuprincipal do Setup, existe a opção "IDE HDD auto Detection" ou "Auto IDE", para que o disco rígido seja automaticamente detectado. Provavelmente surgirão três opções, permitindo configurar o disco rígido para operar no modo Normal, Large ou LBA. A opção onde o disco aparece como LBA deve ser selecionada.
Finalizando a configuração, basta usar a opção Save & Exit encontrada no menu principal do Setuppara gravar as configurações e sair. Usando um Bios AMI deve-se pressionar a tecla ESC no menu principal do Setup para que a opção apareça.

PARTICIONAMENTO E FORMATAÇÃO DO HD
Após configurar as opções essenciais do Setup, o micro deverá ser capaz de inicializar normalmente e de dar o boot através de um disquete.
Como o disco rígido ainda não possui nenhum sistema operacional, é necessário umdisquete de boot para inicializar a máquina ou inicializar o micro através do CD de instalação do Windows – se o micro permitir o boot através do CD-ROM.
Após o boot, ao tentar acessar a unidade C, será apresentada uma mensagem de erro, como se não houvesse disco rígido nenhum instalado na máquina, pois o disco ainda precisa ser formatado para ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional.Existem vários programas que realizam esta tarefa. Convém utilizar o Fdisk que faz parte do disco de boot do Windows. Basta carregá-lo com o comando A:\FDISK
Assim que aberto, o FDISK perguntará se deverá ativar o suporte a discos de grande capacidade. Respondendo "sim" o disco será formatado usando a FAT 32, respondendo "não" será usada a antiga FAT 16.
[pic]
A FAT 16 é um sistema de arquivosantigo, que possui várias limitações. Ela só permite partições de até 2 Gigabytes, e nela cada cluster (a menor parcela do HD reconhecida pelo sistema operacional) é de 32 Kbytes, o que gera um desperdício brutal de espaço, pois como cada cluster não pode conter mais de um arquivo, qualquer arquivo, por menor que seja, ocupará um cluster inteiro do HD, ou seja, 32 Kbytes. Se 1.000 arquivos de textoforem gravados, com 500 bytes cada por exemplo, ao invés de 500 Kbytes, eles ocuparão nada menos do que 32 Megabytes.
Devido às suas limitações, a FAT 16 é completamente inadequada aos discos modernos. Para particionar um disco de 8 Gigabytes em FAT 16, por exemplo, é necessário dividi-lo em 4 partições. A FAT 32 permite superar estas limitações, permitindo partições de até 2 terabytes (1terabyte = 1.024 Gigabytes).
A FAT 32 não é compatível com o Windows 95 antigo, apenas com sua versão OSR/2 ou com o Windows 98. Caso seja instalado o Windows 95 antigo em um disco formatado em FAT 32, ocorrerá um erro, pois o sistema não conseguirá acessar o disco. Depois de escolher qual sistema de arquivos será usado, surgirá o menu principal do Fdisk, onde existem 5 opções:
[pic]
Selecionando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!