Dodosilva

3378 palavras 14 páginas
CONFIGURAÇÃO DO SETUP E FORMATAÇÃO DO DISCO RÍGIDO
Depois de montar o computador, a próxima etapa é configurá-lo ao nível de software, antes de poder instalar o sistema operacional. Esta segunda etapa consiste basicamente em configurar algumas opções básicas do CMOS Setup e formatar o disco rígido.
A configuração básica do CMOS Setup, consiste apenas em detectar os discos rígidos instalados, configurar o drive de disquetes e acertar a hora do relógio. Para acessar o Setup, basta pressionar uma certa tecla ou combinação de teclas durante a contagem de memória. O mais comum é pressionar a tecla DEL. Em alguns Bios é usada a tecla F10 ou mesmo combinações de teclas como Crtl + Alt + S, geralmente informadas durante o boot.
Dentro do Setup, existe a sessão "Standard CMOS Setup", ou simplesmente "Standard Setup", responsável por configurar a unidade de disquetes como sendo de 1,44 Megabytes e 3,5 polegadas. Caso seja usado um drive de disquetes de 2.88 MB, ou mesmo uma unidade mais antiga, basta escolher a opção correspondente. Caso não haja um drive de disquetes instalado, deve-se escolher a opção "none". A hora do sistema pode ser acertada nesta sessão.
Retornando ao menu principal do Setup, existe a opção "IDE HDD auto Detection" ou "Auto IDE", para que o disco rígido seja automaticamente detectado. Provavelmente surgirão três opções, permitindo configurar o disco rígido para operar no modo Normal, Large ou LBA. A opção onde o disco aparece como LBA deve ser selecionada.
Finalizando a configuração, basta usar a opção Save & Exit encontrada no menu principal do Setup para gravar as configurações e sair. Usando um Bios AMI deve-se pressionar a tecla ESC no menu principal do Setup para que a opção apareça.

PARTICIONAMENTO E FORMATAÇÃO DO HD
Após configurar as opções essenciais do Setup, o micro deverá ser capaz de inicializar normalmente e de dar o boot através de um disquete.
Como o disco rígido ainda não possui nenhum sistema operacional, é necessário um

Relacionados